Sobre o falecimento de Jorge Sampaio

Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, morreu, sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, onde estava internado desde 27 de Agosto.

O velório e o funeral, com honras de Estado, realizaram-se no domingo, 12, antecedidos por uma homenagem nacional no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. No sábado, uma delegação do PCP, integrada pelo Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, Jorge Cordeiro e José Capucho, ambos do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central do PCP, e Albano Nunes, da Comissão Central de Controlo, deslocou-se à câmara ardente, no antigo Museu dos Coches. O PCP expressou directamente condolências à família e ao PS.

No domingo, o Secretário-geral do PCP participou no acto oficial no Mosteiro dos Jerónimos, assim como outros camaradas com responsabilidades institucionais. 

Em nota do seu Gabinete de Imprensa, o Partido salienta que «a Jorge Sampaio deve ser reconhecido o seu percurso democrático e de resistência ao fascismo no qual releva o papel desempenhado na defesa nos tribunais plenários, nos anos da ditadura, de numerosos antifascistas».

Jorge Sampaio exerceu nos anos posteriores ao 25 de Abril elevadas responsabilidades políticas, designadamente as de Secretário-geral do PS, e institucionais, tendo sido membro do Conselho de Estado, Presidente da República entre 1996 e 2006 e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, cargo que exerceu entre 1990 e 1995 no quadro da Coligação «Por Lisboa», em que o PCP exerceu relevante papel.






Mais artigos de: Nacional

Agricultores exigem apoios para compensar prejuízos

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) solicitou uma audiência ao presidente da Assembleia da República (AR) para entregar a petição «Agricultores e outros rurais devem ser ressarcidos dos prejuízos causados por javalis e outros animais selvagens».

Inaugurado Polo de Saúde de Abela

O novo Polo de Saúde de Abela foi inaugurado no dia 9 de Setembro. Para a concretização deste projecto a Câmara Municipal de Santiago do Cacém cedeu um lote de terreno à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) a título gratuito, em virtude de se destinar à construção de um polo de saúde e o mesmo ser de...