PCP participa na Manifiesta e na Festa do l’Humanité

O Partido Comunista Português participou, no passado fim-de-semana, na Manifiesta, em Ostende, a convite do Partido do Trabalho da Bélgica, e na Festa do l’Humanité, em Paris.

Comunistas portugueses em Ostende e Paris a convite do PTB e do PCF

Realizou-se nos dias 11 e 12 deste mês, em Ostende, na costa belga, a Manifiesta, festa organizada pelo jornal Solidaire e pela rede Médecin pour le Peuple.

Correspondendo ao convite do Partido do Trabalho da Bélgica (PTB), o PCP fez-se representar por Sandra Pereira, deputada no Parlamento Europeu. O PCP esteve igualmente presente com um stand no espaço internacional da Manifiesta, com materiais do Partido, tendo sido distribuído aos visitantes o destacável do Avante! sobre as comemorações do Centenário do PCP.

Numa intervenção durante a festa, Peter Mertens, presidente do PTB, destacou, entre outros aspectos, as cheias que ocorreram este Verão, acusando o governo belga de abandonar as vítimas. Defendendo o princípio de uma só Bélgica, fez uma dura crítica ao governo de direita por alimentar ideias separatistas no país. Destacou também a luta pela melhoria das pensões e contra o aumento da idade da reforma para os 67 anos.

Na Cidade do Mundo

O PCP esteve presente na Festa do l’Humanité, que se realizou nos passados dias 10, 11 e 12, em Paris, com um stand na Cidade do Mundo, espaço destinado a forças políticas e a diversas organizações oriundas ou com ligação a outros países.

No stand, os visitantes puderam conhecer melhor o PCP, seja através de uma exposição e de outros materiais alusivos ao seu Centenário, seja nos contactos estabelecidos ao longo dos três dias.

Foi igualmente distribuído aos visitantes o destacável do Avante! sobre as comemorações do Centenário do PCP.

No comício da Festa do l’Humanité, interveio Fabien Roussel, secretário nacional do Partido Comunista Francês (PCF) e candidato às eleições presidenciais de 2022. O PCF iniciou durante a Festa do l'Humanité uma campanha de recrutamento de 10.000 novos membros.




Mais artigos de: Europa

Luta nacional em França a 5 de Outubro

«A 5 de Outubro, mobilizemo-nos pelos nossos salários, pelo nosso emprego e pelas nossas condições de trabalho e estudo! Façamos do 5 de Outubro uma data incontornável da mobilização social», lê-se no apelo da Confederação Geral do Trabalho francesa, a CGT, à jornada nacional de luta que convoca juntamente com outras...

Ainda os trabalhadores das plataformas digitais

Esta semana, discutiu-se no plenário do Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, as condições laborais dos trabalhadores das plataformas digitais. A Comissão Europeia tinha apresentado, no passado mês de Fevereiro, um documento de consulta aos parceiros sociais sobre «possíveis medidas para enfrentar os desafios...