Organizações juvenis defendem ampla frente anti-imperialista

Realizou-se em Lisboa, na Casa do Alentejo, no dia dois, uma reunião do CENA, secção europeia e norte-americana da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD). Participaram mais de três dezenas de representantes de organizações juvenis comunistas, progressistas e anti-imperialistas de 14 países.

Para a Juventude Comunista Portuguesa (JCP), o encontro foi um êxito. Por um lado, pela presença de cerca de duas dezenas de organizações que são membros do CENA, num contexto em que a situação pandémica ainda coloca uma série de restrições. E, por outro lado, pelo contributo que a reunião dá para o trabalho da FMJD e a retoma da actividade presencial, provando mais uma vez que é possível continuar a acção política ao mesmo tempo que se garante a segurança e o bem-estar de todos.

Na reunião foi possível a partilha de informações e experiências entre as organizações e também a tomada de decisões que permitirão num futuro próximo reforçar o trabalho da FMJD em diferentes países. É disto exemplo o lançamento, por proposta da JCP, de campanhas de solidariedade com a juventude e o povo de Cuba e da Palestina.

Tratou-se de um contributo importante da JCP para a construção de uma ampla frente anti-imperialista, cuja maior expressão no plano juvenil é assumida pela FMJD, na procura da unidade da juventude e de todas as forças juvenis que lutam contra o imperialismo, independentemente das suas diferenças programáticas, contextos nacionais e opções políticas.

A JCP continuará a pautar a sua intervenção, no plano internacional, pelo reforço do carácter unitário e anti-imperialista da FMJD, na luta e resistência ao imperialismo norte-americano e seus aliados, em defesa dos valores da paz, da solidariedade e amizade entre os povos, do progresso social.




Mais artigos de: Internacional