Aleuromancia
Qual é coisa qual é ela, que quanto mais riqueza gera mais pobreza cria? E qual é coisa qual é ela, que quanto mais cresce mais fraca fica? Quem souber não diga ainda, que cada vez são mais as mulheres e os homens que fazem greve a pensar na resposta: começaram no dia 10, só 200 operários, em Portland, Oregon. Logo se juntaram, dia 12, mais 300 em Aurora, Colorado; chegaram depois, no dia 16, mais 550 em Richmond, Virginia; no dia 19, aderiram à greve 800 trabalhadores em Chicago, Illinois e, esta segunda-feira, foram os operários de Norcross, Georgia a declarar a greve. Todas as fábricas de bolachas da Nabisco nos EUA estão agora paralisadas. Qual é classe qual é ela, que parando ela tudo pára?
Quem de certeza que saberia responder a tão estranhas adivinhas é o presidente executivo da Nabisco, que responde pelo sugestivo nome de Dirk Van de Put e que, em 2020, levou para casa 17 milhões de dólares (544 vezes o salário médio da empresa) pelos excelentes resultados alcançados durante a pandemia. E não é para menos: só nos primeiros três meses de 2021, a Mondelez, que detém a Nabisco, atingiu pela mão empreendedora de Dirk Van de Put, lucros de 5,5 mil milhões de dólares, o maior crescimento na história da empresa, portanto.
Muita atenção que agora é a parte em que a adivinha se complica, devem os liberais ter por perto um copo de água e abundantes lencinhos: apesar dos lucros olímpicos, a Nabisco já transferiu para o México, onde a força de trabalho é mais barata, metade da produção que tinha nos EUA. No que já correu de 2021, em jeito de celebrar os lucros recorde do ano anterior, a biscoiteira já encerrou a fábrica de Fairlaw, em Nova Jérsia e a fábrica de Atlanta, na Georgia, atirando para o desemprego mais de 1000 trabalhadores. Os que sobraram têm sido obrigados a jornadas de 12 horas, por vezes sete dias por semana, durante meses a fio: malhas que o confinamento tece, diria Van de Put.
Mas não é tudo: a Nabisco transformou os planos de pensões dos operários em planos 401(k), aplicações financeiras altamente especulativas que não oferecem qualquer garantia de reforma estável. E agora, a Nabisco vai mais longe e exige que as horas extraordinárias passem a ser remuneradas como horas de trabalho normal, reivindica o empobrecimento do seguro de saúde incluído no contrato e reclama o abaixamento geral dos salários. Ameaça esse grande Van de Put: ou os operários dos EUA aceitam mais sacrifícios ou as fábricas mudam-se todas para o México.
Crescer também crescem abcessos, cancros e contradições, quem gera tamanha riqueza não são os seus donos e haver paz entre as classes é ganhar a guerra uma delas. Qual é coisa qual é ela, que sem ela se perde sempre e com ela às vezes se ganha?