Cem anos de solidariedade e internacionalismo

No ano em que se assinala o Centenário do PCP, o Espaço Internacional da Festa do Avante! realça cem anos de lutas no mundo, com um olhar sempre atento – e solidário – às que os trabalhadores e os povos travam hoje contra a exploração, pela soberania, o progresso, a paz e o socialismo.

Na Festa, a solidariedade marca sempre presença

Na Festa do Avante!, e particularmente no seu Espaço Internacional, pulsará uma vez mais a solidariedade internacionalista e a luta pela paz, pelo desarmamento, pela dissolução da NATO e pela liberdade, a soberania, o progresso social, a amizade entre os povos.

No contacto com as diversas forças políticas e organizações presentes no Espaço Internacional, como nos debates e nos momentos de solidariedade será possível aprofundar o conhecimento da situação noutros países e regiões do mundo – com exemplos de resistência tantas vezes heróica – e da cultura de outros povos, que marcarão presença na Festa do Avante!.

No Espaço Internacional estará patente uma exposição, intitulada 100 anos de lutas no mundo, e o auditório de debates continuará a desafiar os visitantes para a reflexão e a discussão acerca das mais candentes questões da actualidade internacional, com o contributo habitual de representantes de diversos partidos e organizações presentes na Festa.

Estarão representados no Espaço Internacional: Partido Comunista Alemão, MPLA (Angola), Partido do Trabalho da Bélgica, Partido Comunista da Bolívia, Partido Comunista do Brasil, Partido dos Trabalhadores (Brasil), PAICV (Cabo Verde), Partido Comunista do Chile, Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL/Chipre), Partido Comunista da China, Partido Comunista Colombiano, Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista de Espanha, Comunistas da Catalunha, Bloco Nacionalista Galego, Partido Comunista dos Povos de Espanha; Partido Comunista Francês, Partido Comunista da Grécia, PAIGC (Guiné-Bissau), Partido Comunista Italiano, Partido da Refundação Comunista (Itália), FRELIMO (Moçambique), Organização para a Libertação da Palestina, Frente Popular de Libertação da Palestina, Partido Comunista Britânico, Movimento de Libertação de São Tomé e Principe, FRETILIN (Timor-Leste), Partido Comunista da Turquia e Partido Comunista do Vietname.

O Espaço da Paz, a Associação de Amizade Portugal-Cuba, a Associação Iúri Gagárin e a Solidariedade com a Venezuela Bolivariana estarão representados no Espaço Internacional.




Mais artigos de: Festa do Avante!

Um lugar de alegria, cultura e solidariedade

A pouco mais de uma semana do seu início, é cada vez mais evidente que esta será uma grande Festa do Avante!: pelo seu programa, pelos valores que a caracterizam, pelo que prova da possibilidade de fruir a vida com segurança e tranquilidade.

Livros que transformam na Festa do Avante!

Com uma estrutura renovada, com mais luz natural e uma melhor organização da circulação, a Festa do Livro será mais uma vez, em 2021, um espaço de debate e encontro: com os livros, os escritores e os leitores. E com o mundo.

Informações para aproveitar a Festa ao máximo

A Festa do Avante! mostrou em 2020, com o seu funcionamento exemplar, que é possível garantir a segurança e a protecção da saúde e, ao mesmo tempo, fruir intensamente a vida e exercer direitos. Este ano, neste espaço magnífico entre o rio e o verde, com mais de 30 hectares, ao ar livre, a Festa do Avante! será uma vez mais um espaço de cultura, de fraternidade, de solidariedade, de alegria.

O universo de José Afonso na guitarra de Pedro Jóia

Pedro Jóia é um dos mais competentes e multifacetados guitarristas portugueses, complementando uma longa e profícua carreira a solo com a participação em vários projectos colectivos. À Festa, que conhece desde muito novo, traz o seu mais recente trabalho, Zeca, sobre canções de José Afonso.

Annie Garcés canta e aclama Cuba

A missão da vida de Annie Garcés estava traçada no dia em que nasceu, na Isla de la Juventud, Cuba, a 26 de Julho de 1995, e só podia ser uma: tocar música. Para tal contribuíram três factores: a vontade e o talento natural, a família de artistas que a gerou, a formação e o ensino que recebeu em Havana.