Compromisso com a unidade na cimeira da ALBA-TCP
A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) renovou o compromisso com a unidade e a cooperação face às ameaças à estabilidade da região.
Ratificada necessidade de integração para enfrentar imperialismo
No final da XIX Cimeira de chefes de Estado e de Governo da ALBA-TCP, realizada em Caracas, no dia 25 de Junho, os dirigentes da Aliança ratificaram a vontade de integração genuinamente latino-americana e caribenha que permita enfrentar as pretensões de dominação imperialista. Nesse sentido, os países membros da organização destacaram a necessidade de fortalecer a Comunidade de Estados Latino-americanos (CELAC) como mecanismo de concertação política que reúne os Estados da região, baseado no princípio de unidade na diversidade.
A declaração final da cimeira saudou o retorno da ordem constitucional na Bolívia e os esforços do presidente Luis Arce tanto no âmbito interno como no plano internacional para fazer avançar a reactivação económica daquele país sul-americano.
A ALBA-TCP reiterou o reconhecimento das autoridades legítimas da Venezuela, encabeçadas pelo presidente Nicolás Maduro, e saudou a próxima realização de eleições regionais e municipais, expressão da sólida democracia participativa do povo venezuelano.
O mecanismo de integração acentuou o apoio ao governo da Nicarágua e condenou os reiterados intentos desestabilizadores contra o país centro-americano por parte dos Estados Unidos da América, com o propósito de interferir no desenvolvimento das próximas eleições.
A Aliança reafirmou a condenação do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto por Washington contra Cuba e rechaçou a campanha de descredibilização promovida pelo governo norte-americano, em plena pandemia de COVID-19, contra a cooperação médica cubana.
No plano sanitário, os países da ALBA-TCP insistiram na necessidade sem demora de imunização universal contra a doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e na urgência de assegurar uma distribuição equitativa, solidária e a preços acessíveis de vacinas, medicamentos e equipamentos.
Fundada em Havana em 2004, a ALBA-TCP inscreve entre os seus objectivos promover uma plataforma de integração regional concebida para lutar contra a pobreza e a exclusão social, a partir da solidariedade, da complementaridade e da cooperação.