Os novos negócios baseados nas práticas colaborativas
«Remix não é roubo, é a forma como trabalhamos em conjunto»
«O Albert propôs um exercício de escrita nada convencional e a estranha e bela estória de Metaphorest inspirou-nos a todos. Eu li a estória em voz alta, a Jenyffer. Maria começou a desenhar as personagens, a Tori animou os desenhos da Jen, eu e a Lula fizemos o registo com imagens reais, o Lawrie Brewster elevou a qualidade do projeto com as suas lindas imagens e, durante este percurso, houve ajuda, encorajamento e cerca de 180 contribuições por parte da nossa comunidade. Levámo-lo a Sundance e o Nathan organizou o magnífico e extenso registo musical a partir da recentemente criada hitRECorchestra (...)» (hitRECord).
É desta forma que é descrito o processo de produção de Morgan M. Morganson’s Date with Destiny, uma curta-metragem de 2010, originada num trabalho construído a partir de contributos múltiplos, orientado pela produtora online hitRECord. Quem fala na primeira pessoa é o ator de Hollywood Joseph Gordon-Levitt, cofundador, proprietário e um dos diretores criativos da referida produtora. Uma versão inaugural do filme foi exibida no ano da sua produção, na sala microcinema da secção New Frontier do Festival de Sundance, com o propósito de assinalar o nascimento da empresa e ilustrar o trabalho que esta pretendia concretizar.
O website hitRECord, existente desde 2005, teve como objectivo inicial servir de janela de exibição para os trabalhos experimentais e de baixo orçamento realizados à margem da indústria por Gordon-Levitt. No entanto, a 1 de janeiro de 2010, o actor/produtor anunciou aí a vontade de convertê-lo numa produtora profissional de escala global destinada à elaboração e promoção de objetos e eventos artísticos. O website passou a ser o centro de produção da hitRECord, a produtora que assumiu a sua designação.
A empresa procura alicerçar o seu trabalho num modelo distinto do de outras produtoras, definindo-o como resultante de práticas colaborativas. O trabalho que realiza é elaborado a partir do cruzamento e interação de múltiplas contribuições de indivíduos anónimos, ligados através do website. Este opera como o estúdio e ponto de encontro virtual dos participantes que criam conteúdos: «é o local onde fazemos coisas juntos», anuncia-se aí. Nesta plataforma podem ser alojados materiais scripto, áudio ou visuais ou ainda a combinação dos três, qualquer uma das possibilidades designada na gíria da produtora por records, ou seja, gravações. Estes materiais, após organizados e categorizados pela empresa, passam a fazer parte de uma vasta base de dados que serve para a elaboração das suas produções. Não são colocadas restrições em relação aos seus participantes potenciais, o espaço é declarado aberto a todos os internautas com aspirações artísticas que queiram incluir no mesmo a sua contribuição criativa. Apesar de sediado nos EUA, este admite inscrições de múltiplas partes do globo. Na página inicial destaca-se a pergunta/exortação: «Queres trabalhar connosco?».
De modo a poder tornar-se um membro efectivo do grupo de contribuidores da hitRECord (que a produtora designa por comunidade), cada utilizador deve acatar três normas previstas, entre muitas outras especificações, no documento que explicita as regras do serviço. A primeira regra estabelecida nos termos desse acordo determina que um hitRECorder, designação atribuída a cada um dos participantes, tenha de aceitar que as suas gravações possam ser usadas por qualquer outro utilizador registado como base para trabalhos da produtora, isto é, que cada uma das contribuições se torne material open-source para ser utilizado numa lógica recombinatória. «Remix não é roubo, é a forma como trabalhamos em conjunto», explica Gordon-Levitt num vídeo dirigido aos internautas que visitam pela primeira vez o website.