JCP mais forte e interveniente prepara 12.º Congresso
Sob o lema «Organizar, transformar – Mil lutas no caminho de Abril», no sábado, 10,realizaram-se os encontros regionais do Porto e de Évora da JCP. No passado dia 3 decorreu o Encontro Regional de Santarém. Durante os trabalhos, os jovens comunistas analisaram a situação política e traçaram linhas de trabalho para a organização nos respectivos distritos.
Em Évora, na SOIR Joaquim António d’Aguiar, o Encontro contou com a participação de mais de duas dezenas de militantes e amigos da JCP. Na intervenção de abertura, destacou-se a audácia de realizar, no actual contexto, aquela «acção de grande coragem, digna de uma organização revolucionária que encara o mundo, o País, o local de trabalho e a escola como campos onde é possível organizar a juventude e transformar a realidade». Após a aprovação da Resolução Política (RP) do Encontro, foi eleita uma Comissão Regional (CR), responsabilizando mais camaradas, assegurando a ligação a mais concelhos do distrito. Foram também anunciados seis recrutamentos, bem como a retoma do contacto com camaradas que há muito não participavam.
O Encontro Regional do Porto aconteceu na Escola Secundária Carolina Michaelis e contou com um total de 189 participantes, que aprovaram a RP e elegeram a nova CR. Nas mais de 50 intervenções saiu a necessidade de reforçar a Organização Regional, com mais recrutamentos, maior envolvimento dos jovens comunistas no movimento associativo e nas lutas estudantis, maior número de jovens trabalhadores sindicalizados. O reforço da participação da juventude nas acções de comemoração do centenário do PCP, até 2020, e o apelo ao envolvimento de todos os jovens comunistas na construção do 12.º Congresso da JCP, nos dias 15 e 15 de Maio, em Vila Franca de Xira, foram outras das ideias fortes. «Temos tanto futuro por construir. São muitas e exigentes as tarefas que temos pela frente, é certo, mas saímos hoje daqui confiantes na capacidade de resposta da Organização, de que é exemplo este grande encontro», acentuou-se na intervenção final.
NoEncontro Regional de Santarém – com cerca de duas dezenas de jovens, reunidos no Centro de Trabalho do PCP, em Torres Novas – foram também discutidos temas e problemas que passaram desde o Ensino Secundário ao Profissional, à situação dos jovens trabalhadores e da precariedade laboral, chegando às questões dos transportes e mobilidade.
No sábado, 10, os jovens comunistas da Madeira promoveram um plenário onde elegeram os delegados ao Congresso e discutiram o Projecto de RP.