Mundo celebra 60 anos do voo de Iúri Gagárine

Foi celebrado na segunda-feira, 12, o 60.º aniversário do voo de Iúri Gagárine ao cosmos, proeza do programa espacial da União Soviética que todos os anos é comemorada.
A 12 de Abril de 1961, às 09:07, hora local, Gagárine partiu do cosmódromo de Baikonur, na então República Socialista Soviética do Cazaquistão, a bordo da nave Vostok-1, para a sua viagem histórica de 108 minutos – uma volta ao redor da Terra –, que fez dele o primeiro ser humano a ir ao espaço.
Na Rússia, para assinalar a efeméride, as escolas organizam anualmente a Festa da Cosmonáutica e cidadãos de todas as idades colocam flores nos numerosos monumentos existentes no país em homenagem ao protagonista do feito e à conquista científica. Também os meios de imprensa e os canais de televisão dedicam atenção especial à figura do cosmonauta, herói popular que se distinguiu pela sua simplicidade e origem humilde, pelo seu amor à pátria soviética.
Na semana passada, a nave Soyuz MS-18, que voou até à Estação Espacial Internacional com três cosmonautas a bordo, foi baptizada com o nome de Iúri Gagárine e levou gravada no chassi a sua imagem e a inscrição «Ano de Gagárine 1961-2021».
A Organização das Nações Unidas estabeleceu o 12 de Abril como Dia Internacional de Voos Espaciais Tripulados, em memória da façanha do jovem astronauta, então com 27 anos, «um evento histórico que abriu o caminho à exploração do espaço em benefício de toda a Humanidade», como assinala a resolução da ONU.
Também em Portugal, os 60 anos do feito do herói soviético e da Humanidade são assinalados. A Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin publicou no seu site, entre outros materiais, a exposição «O Nosso Gagárine», dedicada ao primeiro voo espacial tripulado.




Mais artigos de: Europa

EUA vão enviar mais tropas para Alemanha

Aumentam as tensões em virtude da acção da Ucrânia, apoiada pela NATO. Os EUA protagonizam uma nova provocação, enviando barcos de guerra para o Mar Negro, ao largo das costas russas, ao mesmo tempo confirmam o reforço de tropas na Alemanha.

Solidariedade em tempos de pandemia

A Venezuela tem sido alvo de uma continuada política de ingerência e agressão promovida pelos Estados Unidos da América (EUA), com a cumplicidade da União Europeia (UE), que atinge gravemente os direitos e as condições de vida do povo venezuelano e, consequentemente, da comunidade portuguesa que ali vive. Num total...