Apresentação do livro 100 Anos de Luta

Um valioso contributo para a acção

Dividido por 38 capítulos (15 cronológicos, 22 temáticos e um capítulo final de síntese), com uma «periodização balizada por acontecimentos marcantes na vida do PCP, entre 1921 e 2021», os textos do livro, «sempre construídos sob a preocupação da síntese, incluindo as mais de mil legendas e notas e um pequeno texto de análise sobre cada um dos 21 congressos», são acompanhados por «mais de 900 imagens», centenas das quais fotografias, muitas inéditas, «fotos de uma expressiva beleza no que projectam de verdade na relação do Partido com o povo e com a pátria, na luta constante por uma vida melhor, pela democracia e o socialismo», sublinhou Manuel Rodrigues, realçando ser este um «valioso e significativo contributo para o conhecimento desse riquíssimo período da nossa história nacional».

«Não se pretendeu fazer a história do PCP, certamente mil vezes mais rica do que aquilo que foi possível compaginar neste livro. Trata-se, isso sim, de uma compilação de elementos significativos da sua vida, indissociável da luta dos trabalhadores e do povo português e da afirmação do seu ideal e projecto», esclareceu o responsável pelo nosso jornal, defendendo, por isso, que esta é uma «obra imprescindível para os militantes, os quadros do PCP, a quem importa aprofundar o conhecimento sobre este percurso de 100 anos sob o ângulo da análise crítica e dialéctica da realidade que urge transformar». Mas não só. É útil também a «todos os que se interessam pela história deste período», acrescentou o membro da Comissão Política, bem como aos «democratas e patriotas, com ou sem partido, que com os comunistas partilham preocupações, anseios e aspirações a um mundo melhor, a um Portugal desenvolvido, soberano e de progresso social».

«O livro aí está, à disposição de todos vós», sublinhou, por fim, deixando um apelo: «Adquiram-no, leiam-no, façam dele um instrumento ao serviço da vossa intervenção e do reforço, da organização e da luta deste Partido – o Partido Comunista Português».




Mais artigos de: Em Destaque

É preciso mobilizar meios e recursos para os apoios sociais

Perante o difícil quadro colocado pela epidemia, nomeadamente o que resulta das limitações à actividade e da interrupção das actividades lectivas, o Secretário-geral do PCP voltou a insistir na necessidade de «mobilizar meios e recursos». Esta foi uma ideia forte que ocupou uma parte da intervenção de Jerónimo de Sousa,...