Faleceu o toureiro José Júlio
O toureiro José Júlio, uma das maiores figuras da tauromaquia nacional e internacional, faleceu a 29 de Janeiro, a dois dias de completar 86 anos de idade. Encontrava-se internado há vários dias no Hospital de Vila Franca de Xira com COVID-19.
Natural de Vila Franca de Xira, era primo do escritor Alves Redol, tendo sido acolhido pelos pais deste após ter ficado órfão com apenas quatro anos. Aos 16, entrou na Escola de Toureio da Golegã, estreando-se no Cartaxo em 1955. No ano seguinte, apresentou-se em Santarém e no Campo Pequeno, em Lisboa, e, em 1959, em Madrid e Nimes, em França. Alves Redol dedicou-lheuma crónica no Diário de Lisboa, em 1960, intitulada Sombra e Sangue.
José Júlio esteve ainda entre os fundadores do Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses e foi um entusiástico apoiante da Revolução de Abril, confiante de que ela respeitaria o carácter popular da Festa Brava. Na Escola de Tauromaquia José Falcão, criada em Vila Franca de Xira durante a gestão CDU, foi professor e primeiro director artístico. Tem um busto junto ao mercado municipal.
Na reunião de ontem da Câmara Municipal, a CDU apresentou um voto de pesar. O PCP endereçou condolências à família.