Faleceu Henrique Custódio, jornalista do Avante!

Com uma vida dedicada à causa dos trabalhadores, pela democracia e o socialismo, faleceu o camarada Henrique Custódio, durante mais de quatro décadas redactor do Avante!. Nascido em 1949 em Santa Justa, freguesia do Couço, foi um dos milhares de jovens portugueses forçados a combater na Guerra Colonial. De regresso ao País, aderiu ao PCP e em 1978 iniciou aquela que seria uma longa e profícua colaboração permanente no órgão central do Partido. Enquanto jornalista do Avante!, percorreu o País em centenas de reportagens: dando voz aos problemas e aspirações dos trabalhadores e das populações, revelando avanços e desafios colocados às organizações partidárias, mostrando a obra distintiva das autarquias dirigidas pelos comunistas e seus aliados, dando conta do que de melhor se ia fazendo no panorama cultural português.

Até há pouco tempo, e durante muitos anos, Henrique Custódio foi presença regular na secção A Talhe de Foice, onde acompanhou com a sua ironia fina décadas de contra-revolução, em Portugal e no mundo, mas também – e sempre – de resistência, luta e esperança. Muitas destas crónicas foram reunidas, em 2011, no livro Décadas de Abril (publicado pelas Edições Avante!), sobre os quais – livro e autor – escreveu, no Prefácio, Filipe Leandro Martins: «Jornalista, portanto um cronista do efémero, Henrique Custódio, desde há décadas escreve profissionalmente no Avante!. Tem a honra – como eu próprio tive durante trinta e cinco anos – de participar no colectivo da redacção do órgão central do Partido Comunista Português. E isto é desde logo dizer quanto baste para avaliar da verdade do que escreve, do sentido e da perspectiva que convidam o leitor a pensar pela sua própria cabeça, a pesar e a medir a realidade arrancada a quente da vida que vivemos e que projectamos transformar. Mas não bastará para avaliar a qualidade da prosa que cuida ao extremo, demorando-se não apenas na escolha do adjectivo mas também na construção da frase de modo a torná-la impressiva e muitas vezes inesquecível.»

O Secretariado do Comité Central do PCP, a redacção do Avante! e a Editorial Avante! apresentaram à família as suas condolências.




Mais artigos de: PCP

Comunistas exigem rápida vacinação da população

Para o PCP «é essencial e prioritário» garantir «as condições para a rápida vacinação da população, o que exige que o País não fique dependente unicamente do programa de vacinas da União Europeia e das multinacionais». Esta posição foi divulgada, anteontem, 26, pelo Gabinete de Imprensa do Partido, a pedido de vários...

Desemprego no Algarve regista aumento superior a 60 por cento

EMERGÊNCIA O total de desempregados contabilizados no Algarve cresceu brutalmente nos últimos meses, alerta o PCP, para quem a situação «exige o reforço de medidas que protejam os direitos dos trabalhadores e as actividades económicas».

100 anos de luta em imagens

PARTIDO O livro 100 Anos de Luta, que será apresentado no próximo dia 4, inclui mais de 900 imagens, das quais mostramos hoje algumas.

Comemorar os 100 anos de Jaime Serra

No dia 1 de Fevereiro, às 18h00, realiza-se uma sessão de homenagem a Jaime Serra, destacado dirigente do PCP e resistente antifascistas que, no dia 22 de Janeiro, completou 100 anos. A iniciativa conta com a intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e terá um momento cultural e apresentação de um vídeo...