Soberania e independência contra a ingerência do imperialismo
SOLIDARIEDADE Saudando o Partido Socialista Unido da Venezuela e o Partido Comunista da Venezuela, o PCP reafirmou a sua solidariedade com a Venezuela bolivariana e com as forças que defendem os direitos e aspirações do seu povo.
Eleições constituíram afirmação de soberania e independência
Na sequência da realização das eleições para a Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela, que tiveram lugar no dia 6 (e cujos resultados definitivos se publicam abaixo), o PCP dirigiu ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e ao Partido Comunista da Venezuela (PCV) saudações pelos resultados obtidos por cada um destes partidos, expressando igualmente solidariedade à sua acção em defesa dos direitos e aspirações do povo venezuelano e da soberania da Venezuela.
Nestas duas saudações, o PCP considerou que «estas eleições, realizadas em condições particularmente complexas, constituíram uma afirmação de soberania e independência nacional e representam uma derrota da estratégia de ingerência e agressão promovida pelo imperialismo e, consequentemente, da extrema-direita golpista que este tutela na Venezuela.»
Considerando que o «processo bolivariano iniciado há 22 anos com o Presidente Hugo Chávez enfrenta actualmente novos e exigentes desafios», o PCP salientou que, «como este impressionante percurso de luta demonstra, para os enfrentar e superar é fundamental assegurar a participação e a unidade populares, a convergência das forças revolucionárias, progressistas e patrióticas venezuelanas, a aliança cívico-militar.»
O PCP reafirmou a sua firme solidariedade «na luta pelo fim da acção de desestabilização, das sanções e do bloqueio económico e financeiro impostos pelos EUA, com o activo apoio do chamado Grupo de Lima e da União Europeia, contra a Venezuela e o povo venezuelano», assim como a sua solidariedade «para com a Venezuela bolivariana, para com as forças que lutam em defesa dos direitos e aspirações dos trabalhadores e povo venezuelano, em defesa e pelo avanço do processo bolivariano.»
Resultados actualizados
Entretanto, o Conselho Nacional Eleitoral actualizou os resultados das eleições para os 277 deputados da Assembleia Nacional da Venezuela. O Grande Pólo Patriótico Simón Bolívar, que integra o Partido Socialista Unido da Venezuela, obteve 4 321 975 votos(69.34%) e elegeu 253 deputados. A Aliança entre a Acção Democrática, o COPEI, Mudemos, A Mudançaea Avançada Progressista, alcançou 1 169 875 votos (18,86%), elegendo 18 deputados. A Aliança entre a Venezuela Unida, Primeiro Venezuela e Vontade Popular Activistas obteve 260 720 votos (4,18%) e elegeu 2 deputados.
A Alternativa Popular Revolucionária, que integra o Partido Comunista da Venezuela, alcançou 170 352 votos (2,73%), elegendo 1 deputado. Foram ainda eleitos 3 deputados, representando os povos indígenas venezuelanos. Outras forças políticasque não alcançaram uma representação parlamentar, totalizaram cerca de 309 740 votos (4,97%).