Senadora francesa defende aliança com Cuba na saúde

CO­O­PERAÇÃO Mi­chelle Gréaume, eleita pelo Par­tido Co­mu­nista Francês, instou o go­verno de Paris a tra­ba­lhar com Cuba no sector da saúde, em par­ti­cular no de­sen­vol­vi­mento de uma va­cina contra a COVID-19.

Par­la­mentar do PCF propõe co­o­pe­ração franco-cu­bana na luta contra a COVID-19

Numa carta di­ri­gida ao mi­nistro da Saúde, a par­la­mentar eleita pelo de­par­ta­mento do Norte pre­cisou que dessa co­la­bo­ração nas­ceria um pro­duto eficaz face ao ac­tual pe­ríodo de pan­demia mun­dial, aces­sível a todos e sem dis­cri­mi­nação li­gada aos re­cursos fi­nan­ceiros dos países.

Membro do PCF e da Co­missão de As­suntos Ex­ternos, De­fesa e Forças Ar­madas da câ­mara alta, Mi­chelle Gréaume re­co­nheceu a qua­li­dade e a ino­vação na in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica de Cuba no âm­bito far­ma­cêu­tico, apesar do blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro dos Es­tados Unidos também nesse sector.

La­men­ta­vel­mente, a Lei Helms-Burton con­tinua a afectar Cuba, pri­vando o seu povo de pro­dutos de pri­meira ne­ces­si­dade e li­mi­tando o acesso a ma­té­rias-primas para a in­dús­tria far­ma­cêu­tica, es­creveu a se­na­dora na carta, a pro­pó­sito da norma que desde 1996 co­di­fica o blo­queio e que o pre­si­dente Do­nald Trump uti­lizou para re­cru­descer o ca­rácter ex­tra­ter­ri­to­rial do cerco. A pro­pó­sito, re­alçou que a co­o­pe­ração franco-cu­bana ga­ran­tiria essas ma­té­rias-primas para con­se­guir uma va­cina rá­pida e eficaz.

Mi­chelle Gréaume des­tacou o re­cente en­contro do em­bai­xador de França em Ha­vana, Pa­trice Paoli, com Vi­cente Vérez, di­rector-geral do Ins­ti­tuto Finlay de Va­cinas, aonde se ela­bo­raram duas das quatro can­di­datas va­ci­nais de­sen­vol­vidas em Cuba.

A se­na­dora in­sistiu na im­por­tância de a va­cina contra a COVID-19 ser um bem pú­blico e re­cordou que o pre­si­dente Em­ma­nuel Ma­cron de­fendeu esse po­si­ci­o­na­mento.

De acordo com a par­la­mentar, a França tem a opor­tu­ni­dade de ca­mi­nhar com Cuba nessa via, que re­pre­sen­taria uma al­ter­na­tiva pe­rante a es­pe­cu­lação bol­sista e a in­cer­teza em torno dos custos, como as des­per­tadas pelos anún­cios re­centes dos avanços de al­gumas va­cinas.

Na sua mis­siva, a se­na­dora co­mu­nista su­bli­nhou que em Cuba a saúde é um di­reito uni­versal e des­tacou os seus re­sul­tados do­més­ticos no en­fren­ta­mento da pan­demia, bem como a sua so­li­da­ri­e­dade com ou­tros países e ter­ri­tó­rios atin­gidos pela COVID-19, como a Itália e a Mar­ti­nica.




Mais artigos de: Europa

Reino Unido continua comprometido com Tratado de Céus Abertos

O Reino Unido continua comprometido com o Tratado de Céus Abertos e considera que o pacto serve os interesses da segurança euro-atlântica, declarou à agência Sputnik um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico. «O Reino Unido continua comprometido com o Tratado de Céus Abertos, que serve os...

Um orçamento que não serve o País

Na semana passada, o Parlamento Europeu (PE) votou a sua proposta para o Orçamento de 2021 da União Europeia, associando às linhas orçamentais uma resolução política. Quem a leia, desconhecendo os números, não identificando inúmeras ausências e desenquadrado dos objectivos políticos de variados programas, poderia...