Corrupção assenta na relação desta política com o capital

DISCUSSÃO O PCP alerta que apesar das sonoras proclamações, a vida tem mostrado que o combate à corrupção não tem sido prioridade dos governos.

A luta contra a corrupção passa por uma mudança das políticas

A posição do Partido foi divulgada pelo gabinete de imprensa a propósito da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção apresentada pelo Governo. Ora, para o PCP, trata-se de «mais um plano a somar a tantos outros apresentados ao longo dos anos, sem que deles tenham resultado significativas melhorias no combate à criminalidade económica e à corrupção», uma vez que, sublinha, «apesar do discurso político e das sonoras proclamações, esse combate tem estado ausente das prioridades dos sucessivos governos, como é comprovado pelo incumprimento das repetidas promessas de reforço das condições e meios que exige».

Para o Partido, «é certo que a corrupção não se combate apenas na frente judiciária», por isso reitera que «essa luta passa também por uma mudança das políticas que criam o caldo de cultura favorável» e é «indissociável da promiscuidade existente entre a política e os grandes interesses económicos».

«A exigência, importante e justa, de maior celeridade das investigações criminais, tem de ser acompanhada, desde logo, pelo maior reforço do quadro de procuradores, pela disponibilidade permanente de peritos e de apoio técnico especializado», o que, denuncia o PCP, «não tem acontecido, designadamente nos sucessivos Orçamentos do Estado».

Nesse sentido, o Partido revelou que «já no próximo OE, em coerência com o que defende, não deixará de apresentar propostas que contribuam para uma resposta mais pronta e eficaz na luta anti-corrupção».

Apesar das ressalvas, o PCP assegura que «vai acompanhar todo este processo, sempre aberto a melhorias que possam ser introduzidas», mas advete que «será dada especial atenção a propostas e soluções que não têm consagração no nosso direito penal e que, por formas mais ou menos encapotadas, subvertam os princípios e alicerces do Direito português, podendo conduzir a resultados contrários aos que são proclamados».



Mais artigos de: PCP

A teoria e a prática do socialismo científico

APROFUNDAR Ao longo do dia de trabalhos da Conferência, várias intervenções aprofundaram as matérias colocadas na abertura por Jerónimo de Sousa: da filosofia à história, da economia ao ambiente, das lutas de ontem aos combates de sempre.

OE tem de responder ao povo e ao País

DISCUSSÃO Numa situação económica e social pior do que anteriormente, o Orçamento do Estado para 2021 (OE) tem de dar respostas políticas claras aos problemas nacionais, afirma o PCP.

Caravela e Casquinha vivem nas lutas de hoje

A Comissão Concelhia de Montemor-o-Novo do PCP assinalou, domingo, os 41 anos do assassinato dos operários agrícolas José Geraldo (Caravela), militante do PCP, e António Maria Casquinha, militante da JCP. Trabalhadores da UCP Salvador Joaquim do Pomar, em Santiago do Escoural, Caravela e...

Roteiro da Educação arranca a 6 de Outubro

Com o objectivo de valorizar a Escola Pública e o ensino presencial, bem como dar visibilidade aos problemas que se mantêm nos estabelecimentos, designadamente as carências de pessoal docente e não-docente e respectivas consequências para o processo de ensino-aprendizagem, o PCP inicia, no...

Há 100 anos a contar

Depois da calúnia de que o PCP estaria a colocar a sua saúde financeira à frente da saúde dos portugueses, surgiu há dias na imprensa uma nova variação: «o PCP porá sempre em primeiro lugar a sua própria saúde política», escreveu uma responsável de um dos principais jornais diários nacionais. Isto, entenda-se, num texto...