Seixal investe um milhão de euros na substituição das coberturas das escolas
EDUCAÇÃO A Câmara Municipal do Seixal (CMS) tem em curso diversos procedimentos para a substituição de coberturas de escolas básicas (EB) do 1.º ciclo, tendo já sido concluída a primeira, na EB de Santa Marta de Corroios.
O Governo não pode continuar a adiar o investimento nas escolas
A intervenção na escola de Corroios totalizou um investimento de 42 196 euros e insere-se numa acção mais alargada que vai acontecer em mais 13 escolas, com a instalação de novas coberturas, num investimento municipal de um milhão de euros. Neste momento, segundo a autarquia, estão em fase de adjudicação mais cinco empreitadas.
Embora as coberturas em fibrocimento sejam apenas prejudiciais para a saúde quando danificadas, situação que não se verifica, a autarquia está a substituir estas coberturas com um fim preventivo.
Entretanto, o município continua a reivindicar a remoção das coberturas em fibrocimento existentes nas escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos e secundárias, da responsabilidade do Governo. Uma das situações mais urgentes, com coberturas de fibrocimento danificadas, é a da EB Dr. António Augusto Louro. Recentemente, a Assembleia da República (AR) aprovou um conjunto de projectos de resolução, entre os quais um do PCP, que recomendam ao Executivo PS a requalificação urgente daquela escola, nomeadamente a substituição das coberturas que contêm fibras de amianto, no quadro da exigência da CMS, de pais, professores e alunos.
No dia 2 de Junho, o município enviou um novo ofício dirigido ao ministro da Educação a reiterar a necessidade urgente de intervenção nesta escola, agora reforçada com a aprovação pela AR dos referidos diplomas.
Odivelas
A CDU congratula-se com a retirada do amianto na Escola Secundária da Ramada, Odivelas, «uma reivindicação justa» dos profissionais, alunos e Associação de Pais da escola. Para a Coligação PCP-PEV, esta é, «sem dúvida, uma luta ganha».