Viver a Festa, viver a vida
A Festa do Avante! mostrará, este ano, que é possível conviver, usufruir da cultura – viver plenamente a vida – respeitando os aspectos de saúde pública. Dará um sinal de confiança e será uma «grande afirmação do estímulo à actividade, à cultura, à arte, ao desporto, ao convívio, ao lazer, à intervenção política, à solidariedade, à fruição da vida».
A Festa do Avante! realiza-se num espaço ímpar, de 30 hectares, verde, plantado junto à baía do Seixal e ao Tejo. Um espaço sempre diferente, sempre único, onde todos cabem e todos são bem-vindos. Uma Festa que se reinventa sempre como a Festa da fraternidade, da amizade e da camaradagem. Este ano não será excepção!
Vamos aumentar o recinto: serão cerca de mais 10.000 m2, abrindo áreas que nunca estiveram acessíveis ao visitante da Festa o que contribui para o descongestionamento e alargamento dos espaços.
Vamos antecipar a abertura das portas na sexta-feira para evitar ajuntamentos em redor das entradas: a porta da Quinta da Princesa abrirá às 16 horas e a da Quinta do Cabo uma hora antes, às 15. O horário de abertura mantém-se às 19 horas. Serão abertas mais portas, para evitar o cruzamento de fluxos de entradas e saídas, e abertos novos canais de saída mais alargados.
A construção de paredes e a própria densidade da construção serão substancialmente reduzidas, tanto nas organizações como nos espaços centrais. Quanto às exposições, terão controlo de entrada e circuitos lineares, com entradas e saídas. Os espaços de esplanada serão consideravelmente alargados, de modo a garantir a colocação de mesas e assentos com o necessário distanciamento. Haverá equipas permanentes de higienização das esplanadas em cada espaço.
Vamos ainda aumentar o já abundante número de pontos de água e sabão nas esplanadas e as filas dos pré-pagamentos e dos espaços de restauração serão organizados de modo a cumprir o distanciamento físico.
Sim, é possível continuar a viver a vida em pleno sem descurar a protecção da saúde!
É fácil e agradável
ir, estar e voltar
É muito fácil, cómodo e barato chegar à Festa do Avante! de transportes públicos, seja de autocarro, barco ou comboio – este com autocarro gratuito desde a estação dos Foros da Amora até junto da Quinta da Atalaia. O passe social, mais barato e abrangente, permite chegar à Festa de qualquer ponto da Área Metropolitana de Lisboa.
Quem optar pela viatura particular terá parques de estacionamento próximos do recinto, designadamente na estação ferroviária de Foros de Amora, onde poderá usufruir do autocarro de ligação.
Existirá também um serviço de transporte adaptado e estacionamento para bicicletas nas entradas da Festa.
Estadia fácil
São muitos os serviços à disposição dos visitantes da Festa, de modo a que a estadia e usufruto sejam o mais agradáveis e tranquilos possível. Sendo uma Festa para todos, conta com sanitários adaptados, plataformas para mobilidade reduzida nos palcos e linguagem gestual no comício.
Em vários pontos do recinto há pontos para carregar o telemóvel, espaços bebé com zona de fraldário, micro-ondas para aquecer refeições e locais de amamentação. Existe um dispositivo de bombeiros em permanência no terreno e o Posto de Saúde para prestação de primeiros socorros.
O trabalho para uma Festa mais limpa e amiga do ambiente continua, com a utilização de utensílios de plástico biodegradável e a manutenção dos esforços de reciclagem de resíduos. Haverá dois pontos para levantamento de Multibanco no recinto, sendo privilegiada a utilização do pagamento automáticocom cartão nos diversos espaços.
Em 2020 haverá oito instalações sanitárias de grandes dimensões, uma das quais exclusiva para crianças. Será garantida a presença em permanência de uma equipa de limpeza em cada instalação. Haverá um horário fixo de encerramento temporário de cada uma das instalações para limpeza e desinfecção mais profunda.
Mais espaço para a Cultura
A programação musical da Festa do Avante! será distribuída por três grandes palcos centrais com áreas de plateia consideravelmente maiores: o Palco 25 de Abril cresceu mais 6000m2; o Auditório 1.º de Maio deixa de ter cobertura, passando a ser um espaço ao ar livre com cerca de 5000m2; e haverá um terceiro palco de grandes dimensões, junto à Praça da Paz.
O teatro e o cinema continuarão a ter os seus espaços próprios, adaptados e alargados. O Cineavante funcionará em modelo de cinema ao ar livre na zona do lago, com cerca de 3300 m2, e o Avanteatro adaptará a sua programação para teatro de rua.
Em cada espaço haverá delimitação física das áreas, com a marcação de corredores e circuitos, e equipas de assistentes de plateia.
A animação de rua, sempre presente na Festa, terá este ano reforçada expressão.
O Desporto estará presente com provas e demonstrações de diversas modalidades.
Conhecer, intervir, transformar
Os problemas, lutas e aspirações dos trabalhadores e do povo, a solidariedade internacionalista, a fraternidade e a paz são valores intrínsecos à Festa do Avante!, mais necessários ainda numa situação tão complexa como a actual, marcada pelo aproveitamento da crise sanitária para agravar a exploração e as desigualdades. Em todo o recinto, e em alguns espaços em particular, estarão plasmadas as análises e propostas do PCP para reforçar o Serviço Nacional de Saúde, valorizar salários, pensões e direitos, melhorar serviços públicos e recuperar para o controlo público empresas e sectores estratégicos. O XXI Congresso do Partido, que se realiza no final do ano, também terá expressão.
No Espaço Central estarão patentes duas exposições: uma sobre as levadas da Madeira e outra subordinada ao lema Confiança e Luta para uma Vida Melhor. É aí que terão lugar os debatescentrais e onde se localizam o Café da Amizade, a Loja da Festa e o espaço da Imprensa do Partido, com o prelo clandestino.
O Espaço Internacional constituirá, como sempre, um local privilegiado de expressão de solidariedade na luta comum pela libertação e emancipação dos trabalhadores e dos povos, com a presença de diversos partidos e organizações comunistas, revolucionárias e progressistas. Aí é possível conhecer as lutas, os sons, os sabores, as cores de vários povos dos quatro cantos do mundo.
Na Cidade da Juventude – planificada, construída e assegurada pela Juventude Comunista Portuguesa – estarão os problemas dos jovens trabalhadores e estudantes, a luta pela educação para todos, a cultura, o desporto, a habitação e a solidariedade internacionalista.
O Espaço Ciência recordará os 20 anos de ciência na Festa e o Espaço do Livro deixará de funcionar numa tenda fechada, ficando instalado numa área ampla e com sombra. As áreas das organizações regionais e dos sectores serão, como sempre, pontos de constante convívio e animação, cultura e luta por uma vida melhor. E onde não faltarão a gastronomia, os produtos regionais e o artesanato
O Espaço Criança terá a sua área aumentada, valorizando-se ainda mais o espaço de brincadeira e aprendizagem e as áreas de sombra.
-
Tudo sobre a Festa em festadoavante.pcp.pt e no Avante às quintas-feiras nas bancas.
Segue-nos em Facebook, Instagran, Twitter.