Prémios SPA/Vasco Granja
As curtas-metragens portuguesas «Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias», de Regina Pessoa, e Purpleboy, de Alexandre Siqueira, foram os vencedores do Prémio SPA/Vasco Granja, atribuído pelo festival MONSTRA.
Ainda na competição portuguesa, foram atribuídas duas menções honrosas aos filmes «O Peculiar Crime do Estranho Sr Jacinto», de Bruno Caetano, e «A Mind Sang», de Vier Nev.
O Grande Prémio RTP foi atribuído à curta-metragem «Freeze Frame», de Soetkin Verstegen, uma coprodução belga e alemã.
O filme «Don't Know What», de Thomas Renoldner, recebeu o prémio de Melhor Curta Experimental, «Traces», de Hugo Frassetto, o Prémio Especial do Júri e «Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias», de Regina Pessoa, o prémio de Melhor Curta Portuguesa.
Na categoria Curtíssimas, dedicada a filmes com menos de dois minutos, os vencedores foram «Dots», de Micky Wozny, na competição internacional, e «Catarse», de Margarida Roxo Neves e Tiago Gomes, na competição portuguesa.
O filme «2.3 x 2.6 x 3.2», de Jiaqi Wang (China), recebeu o prémio de Melhor Curta de Estudantes Internacional e «Ode to Childhood», dos realizadores João Monteiro e Luís Vital, o prémio de Melhor Curta de Estudantes Portuguesa.
O MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa, que viu a edição comemorativa dos seus 20 anos adiada devido à pandemia de COVID-19, exibiu online, entre 25 e 31 de maio, os filmes seleccionados para as secções competitivas.