Novo livro de Sérgio Dias Branco
«Escrita em Movimento. Apontamentos críticos sobre filmes» é o novo livro de Sérgio Dias Branco, que reúne textos de crítica de cinema, publicados nas revistas Premiere e Metropolis, nos jornais Avante! e O Interior e nos sítios electrónicos AbrilAbril, 7 Margens e Cinema2000.
«Cada texto é um momento de afirmação de que o filme sobre o qual se escreve alimenta a “reflexão quotidiana do crítico”, como escreveu Bazin. Cada encontro com um filme renova uma questão sempre em aberto, não por não ter resposta, mas por ter muitas respostas: o que é o cinema?», lê-se no prefácio do livro, editado pela Documenta.
Assim, continua o texto introdutório, «a proposta fundamental deste livro é a de que a crítica de cinema é uma conversa entre nós e os filmes, entre nós sobre os filmes. Não é fácil ver e escutar atentamente, mas conversar é um meio que nos apela e conduz a fazê-lo. As palavras que se seguem não foram escritas por serem definitivas. Compõem apontamentos que habitam um espaço múltiplo ao qual se pode regressar depois do encontro ou reencontro com cada um dos filmes. Lendo. Relendo. Gerando outras palavras e outros discursos.»