Fastfiber no ACT da MEO
A recém-criada Fastfiber, que passou a gerir a rede de fibra óptica da MEO, e a frente sindical dos trabalhadores do Grupo Altice, acordaram no dia 20 de Maio a aplicação do Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) da Altice Portugal. Um comunicado dos sindicatos, divulgado no dia 29, destaca que ficam assim mais protegidos os trabalhadores que, por transmissão de estabelecimento a que deram acordo individual, passaram a integrar a nova empresa.
Os sindicatos (Sinttav, STPT, SNTCT, STT, FE e Sinquadros), discordando da «estratégia de desmembramento e enfraquecimento da MEO», decidida pelos accionistas maioritários e os grandes financiadores da Altice, reclamam a adesão imediata da PT Contact e da PT Sales ao ACT do grupo.
No comunicado insiste-se na reivindicação de aumentos salariais, com efeitos a Janeiro, e no pagamento de um prémio aos trabalhadores, relativo a 2019, dado o congelamento salarial imposto. A exigência, salientam os sindicatos, ganha força e razão perante os resultados do grupo no ano passado e no 1.º trimestre de 2020, que o CEO da Altice não se cansa de elogiar.