Faleceu o médico Quintino Barbosa de Barros

No dia 17 de Abril, faleceu o médico Quintino de Barros, figura prestigiada da comunidade portuguesa na Suíça e da história da cidade de La Chaux-de-Fonds. Membro activo na Associação dos Diabetes dos Pobres, participou em 1962 no Congresso de Diabetologia em Paris, não tendo voltado a Portugal, fugindo deste modo à PIDE e à guerra colonial.

Depois de passar por Marrocos e Argélia, viajou, em 1964, para a Suíça (Neuchâtel), tendo exercido medicina no Hospital de La Chaux-de-Fonds onde, em 1972, abriu o seu próprio consultório, que muito beneficiou a comunidade portuguesa.

Com um enorme espírito de solidariedade ajudou, por vezes não cobrando as consultas, às esposas e filhos dos compatriotas sazonais que viviam na clandestinidade.

Em 2018 foi-lhe atribuída a condecoração da Ordem de Mérito. Homem de esquerda, de grandes qualidades humanas, dedicado ao próximo, aberto ao mundo e preocupado com as suas crescentes desigualdades, Quintino de Barros recebeu também dos comunistas portugueses na Suíça uma singela homenagem, por altura da Festa Nacional do PCP, em Maio de 2019, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido.

Publicou dois livros, um deles sobre o euro e a economia marxista, e a sua última pesquisa foi sobre o coronavírus, intitulando-a «Reflexões sobre a Pandemia actual».

À sua companheira, aos seus filhos e netos, o PCP apresentou as mais sentidas condolências.



Mais artigos de: Aconteceu

Arranca a Telescola

Na segunda-feira, 20, começou a Telescola, com aulas emitidas na RTP Memória para os alunos que têm de ficar em casa devido à pandemia do coronavírus. Para os mais de 800 mil alunos do 1.º ao 9.º ano vão estar disponíveis 65 blocos semanais de conteúdos complementares. A grelha horária está disponível em...

Adeus a Luis Sepúlveda

O escritor chileno Luis Sepúlveda morreu, no dia 16 de Abril, aos 70 anos. Estava internado desde finais de Fevereiro num hospital de Oviedo, Espanha, onde foi diagnosticado com a COVID-19. Os primeiros sintomas ocorreram duranteFestival Literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim. Luis Sepúlveda, que nasceu no...

Prémio World Press Photo

A imagem de um jovem iluminado por luzes de telemóveis enquanto recita poesia, entre a multidão de manifestantes a favor de um governo civil no Sudão, venceu o prémio de fotografia internacional World Press Photo. O autor da imagem distinguida com o grande prémio é o japonês Yasuyoshi Chiba, editor de fotografia da...