Capital Verde Europeia

Lisboa é, desde sá­bado, 11, a Ca­pital Verde Eu­ro­peia 2020. A ce­ri­mónia de aber­tura – com a pas­sagem de tes­te­munho de Oslo (No­ruega) – contou com as pre­senças do Pre­si­dente da Re­pú­blica, do se­cre­tário-geral das Or­ga­ni­za­ções das Na­ções Unidas, do pri­meiro-mi­nistro e do pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML).

Ao longo do ano, estão pre­vistas um con­junto de con­fe­rên­cias, ini­ci­a­tivas com es­colas e uni­ver­si­dades, es­pec­tá­culos, ex­po­si­ções e fes­ti­vais sobre o tema da sus­ten­ta­bi­li­dade am­bi­ental.

À Lusa, João Fer­reira, ve­re­ador do PCP na CML, re­feriu que o evento deve «valer por bem mais do que a sua pro­gra­mação». «En­ten­demos que é pos­sível e ne­ces­sário fazer-se mais», vincou, rei­te­rando que, «mais do que a pro­pa­ganda que lhe está as­so­ciada», a Ca­pital Verde Eu­ro­peia de­verá ser uma opor­tu­ni­dade para levar a cabo «me­didas con­cretas que possam ter um im­pacto real, men­su­rável na me­lhoria da qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções». Con­si­derou ainda «triste» e «con­tra­di­tório» que Lisboa seja «a única ca­pital eu­ro­peia que tem um ae­ro­porto dentro da ci­dade, com tudo o que isso im­plica de pre­juízo para a qua­li­dade de vida das po­pu­la­ções e de po­luição da ci­dade».



Mais artigos de: Aconteceu

«São pessoas» no Porto

Sábado, no Mira Fórum, Porto, foi apresentado o livro e inaugurada a exposição «São pessoas», de Paulo Pimenta e Adriano Miranda, que resultam da recolha, ao longo de um ano, em todo o País (excepto as ilhas), de histórias de pessoas que deram a cara pela «fragilidade do ser humano». «São Pessoas», uma edição...

Morreu o militar de Abril Machado dos Santos

O Capitão de Mar-e-Guerra Carlos Machado dos Santos – militar de Abril que dirigiu o processo de libertação dos presos políticos da Fortaleza de Peniche, a 26 de Abril de 1974 – morreu na passada quinta-feira, 9 de Janeiro, em Lisboa. Num artigo publicado em 2017, destacou que o Movimento dos Capitães tinha como...

Queda mata português no Dakar

Paulo Gonçalves, de 40 anos, morreu, domingo, 12, na sequência de uma queda na 7.ª etapa do rali Dakar na Arábia Saudita. O piloto português, segundo da edição de 2015 e que disputava o seu 13.º Dakar, caiu ao quilómetro 276 da especial.

Benfica conquista Taça da Liga de Futsal

O Benfica conquistou, domingo, 12, a sua terceira Taça Liga de Futsal, ao bater na final da prova o Sporting por 5-4. Com este triunfo, o Benfica desempata o número de títulos com o Sporting, tendo os «encarnados» chegado ao terceiro consecutivo, superando os dois dos «leões», que venceram as duas primeiras edições.