EMEF na CP é só o princípio

O PCP considera que valeu a pena lutar pela reintegração da EMEF na CP, mas sublinha que «é justo e necessário continuar a intervir e a lutar para garantir o futuro do transporte ferroviário nacional, colocando-o ao serviço do povo e do País».

Em nota, divulgada dia 30, em que se assinala o regresso da EMEF à CP, que ocorre no próximo dia 1 de Janeiro, o Partido não deixa de realçar que esta «importante medida não pode entretanto esconder o muito que falta fazer para reverter o caminho de destruição da ferrovia nacional».

«A EMEF foi criada em 1993, já então com a oposição dos ferroviários e do PCP. Ao longo dos últimos 26 anos, o PCP foi a principal força política que se bateu contra este processo», pelo que a reintegração da EMEF e da CP «não pode ser desligada» da luta do PCP e dos trabalhadores, recorda-se ainda no texto, antes de se lamentar «o tempo que o PS levou a atender» estas «justas posições», bem como «o facto de o PS e o seu governo continuarem submetidos a interesses que se afastam da defesa deste sector».

«Do muito que continua por fazer e reverter», o PCP sublinha a importância de reconstruir a capacidade de trabalho da EMEF; melhorar as condições laborais e remuneratórias na CP e na EMEF; reintegrar na CP o transporte ferroviário de mercadorias e a exploração comercial da ligação suburbana sobre a Ponte 25 de Abril [ver página 10]; definir um quadro de apoios justo e auditável à CP; travar o processo de liberalização em curso; reverter a fusão da REFER com as Estradas de Portugal e reunificar a REFER e a CP, acabando com a subserviência aos ditames da Alemanha».

 



Mais artigos de: PCP

Mãos ao trabalho por um PCP mais forte

REFORÇO A relação entre a independência financeira e a independência política e ideológica do PCP é um princípio a salvaguardar. Para isso contribuem iniciativas de angariação de fundos como aquela que constatámos na Baixa da Banheira.

PCP defende apoios céleres e obra no Baixo Mondego

A deputada do PCP no Parlamento Europeu (PE) Sandra Pereira visitou, na manhã de sexta-feira, 27, as zonas afectadas pelas cheias em Montemor-o-Velho. Acompanhada por membros da Comissão Concelhia do PCP e da Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP, a eleita expressou a...

Nova benesse para a Fertagus

«O Governo do PS, tendo tido a oportunidade de terminar com esta Parceria Público-Privado, cedeu mais uma vez aos interesses do Grupo Barraqueiro e alargou, sem concurso, a concessão por mais 4 anos e 9 meses», denuncia o PCP em nota de imprensa divulgada dia 27 a propósito da renovação do contrato para a exploração da...

O Militante nas bancas

Com o título de capa «Lutar e organizar!», a edição de Janeiro/Fevereiro da revista do PCP já se encontra à venda. Com a abertura dedicada à «luta em ano de Congresso» e as secções Organização e Partido dedicadas ao reforço e ao registo de diferenças do PCP face aos demais, O Militante traz ainda artigos sobre «A...