MDM prepara acção para 2020

A Direcção Nacional (DN) do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) esteve reunida, no dia 19 de Outubro, em Lisboa, com o objectivo de preparar o seu Plano de Acção para o ano de 2020, no qual se destacam as comemorações do Dia Internacional da Mulher e a realização da Manifestação Nacional de Mulheres, no dia 8 de Março, em Lisboa (dos Restauradores à Ribeira das Naus).

«Uma vez mais», o MDM «levará a voz das mulheres até às ruas, pela igualdade na vida, o combate do nosso tempo» e, no dia 8 de Março, «as ruas não calarão as nossas vozes», assegura, em nota de imprensa, o movimento de mulheres.

A DN debateu, igualmente, a situação das mulheres no nosso País e no Mundo. «Como temos afirmado, a situação das mulheres em Portugal tem sofrido retrocessos e agravamento nas suas condições de vida, marcadas pela precariedade, pela desregulação dos horários de trabalho, pelos baixos salários, bem como pelas inúmeras discriminações e desigualdades que incidem sobre as mulheres trabalhadoras», salienta o MDM.

No mundo «agudizam-se os conflitos, colocando em causa a autonomia dos povos e constituindo verdadeiras ameaças à paz mundial», acrescenta a DN, que aprovou uma moção de solidariedade com a Revolução Bolivariana e as mulheres venezuelanas.

Recentemente foi lançado um livro sobre o X Congresso do MDM, realizado há um ano, essencial na visibilidade do MDM, na sua intervenção e propostas em defesa dos direitos das mulheres.

Nova aplicação
No seminário «Tráfico de seres humanos: da exploração sexual à exploração no trabalho», que se realizou no sábado, 26 de Outubro, em Almada, o MDM apresentou a aplicação CDT – Agir contra o tráfico humano, para telemóvel, gratuita, que junta informação sobre o que é o tráfico de seres humanos, enquadramento legal, direitos das vítimas, mas também números de contacto para possíveis denúncias.

 



Mais artigos de: Nacional

Concentração evoca luta do povo chileno

Dezenas de chilenos residentes em Portugal, muitos dos quais jovens, concentraram-se, sexta-feira, no Largo Luís de Camões, em Lisboa, para expressar solidariedade com os trabalhadores e o povo chileno que, no seu País, enfrentando a violenta repressão das forças policiais e militares,...

Solidariedade com Lula da Silva

No domingo, 27, o Núcleo do Partido dos Trabalhadores (do Brasil) em Portugal assinalou o aniversário de Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, que completou 74 anos, com uma iniciativa na Praça do Comércio, em Lisboa. Além da distribuição de cravos, símbolo da conquista da liberdade em...

Carga policial em Santa Cruz

A CDU promoveu, no dia 23 de Outubro, uma acção junto à Câmara de Santa Cruz, Madeira, em defesa da Feira do Santo da Serra. Recusando-se a receber os feirantes, o presidente da autarquia, Filipe Sousa, recorreu a «violenta carga policial para expulsar quem queria explicações políticas e...