Vitória dos enfermeiros no Algarve
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou a greve que estava agendada para hoje e amanhã, 26 e 27 de Setembro, na sequência do acordo a que chegou com a Administração Regional de Saúde do Algarve.
«É uma vitória dos enfermeiros do Algarve», declarou aos jornalistas Nuno Manjua, coordenador regional do SEP, à saída de uma reunião, no dia 20, com a ARS, onde foi assinada uma acta de compromisso na qual a ARS/Algarve se comprometeu a resolver cinco questões que aqueles profissionais há muito reivindicam.
Congratulando-se por ter «havido uma evolução» na posição daquele organismo, desde a última greve dos enfermeiros em Agosto, o dirigente sindical realçou que a «partir deste momento, e de acordo com o compromisso com a ARS», haverá o descongelamento das progressões das carreiras dos enfermeiros, «dando cumprimento» ao que está consagrado no Orçamento do Estado desde Janeiro 2018.
O sindicato valoriza o anúncio da admissão de novos profissionais (há dois concursos nesse sentido para dez enfermeiros, um deles em fase de conclusão), tendo registado também o compromisso da ARS/Algarve de abrir um novo concurso de mobilidade, no próximo ano, tendo como base a contratação de 67 enfermeiros, já que o número dos que «entraram apenas supriu os que entretanto saíram».
Foram ainda dadas garantias de que seriam resolvidas questões relacionadas com as carreiras (não só enfermeiros em cargos de chefia como aqueles que, na anterior carreira, tinham ingressado por concurso na carreira de enfermeiro especialista), e, bem assim, com o horário de trabalho atribuído às Unidades de Saúde Familiares.
Do encontro saiu ainda o compromisso do pagamento de mil horas e mais de dez mil euros de trabalho extraordinário aos enfermeiros da Unidade de Desabituação do Algarve, em atraso desde 2016 e o anúncio da admissão de enfermeiros para esta unidade.