Em defesa da Escola Pública e da gratuitidade dos manuais

EDUCAÇÃO Jerónimo de Sousa esteve, segunda-feira, 16, na Escola Básica n.º 4 de São João da Talha, Loures, para auscultar a comunidade educativa sobre o alcance da gratuitidade dos manuais escolares, proposta pelo PCP.

Os museus nacionais são agora gratuitos aos domingos e feriados até às 14h00

Um dos problemas apontados foi a imposição, por parte do Governo, da reutilização dos manuais escolares considerada como uma obstrução à gratuitidade dos manuais escolares.

O Secretário-geral do PCP, que é também primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa às legislativas de 6 de Outubro, lembrou, no final da visita, que os manuais do primeiro ciclo são concebidos para serem escritos, desenhados, pintados, recortados e colados, o que dificulta a sua reutilização.

Defendeu, por isso, que os alunos têm direito a um manual escolar com todas as condições para uma adequada aprendizagem. «Ninguém pode acompanhar esta ideia peregrina de, nos livros do primeiro ciclo, tentar reutilizar», para o Executivo do PS poupar «uns milhares de euros», criticou Jerónimo de Sousa, lembrando que não foi isso que foi aprovado na Assembleia da República, mas sim manuais escolares gratuitos para todos os alunos.

Cultura
No dia anterior, o Secretário-geral comunista visitou o Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, composto por um notável acervo dos períodos pré e proto-histórico, romano, árabe e medieval.

A reposição da gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais aos domingos e feriados, até às 14h00, para todos os cidadãos residentes em território nacional, contra a vontade do PS, foi apontada como exemplo da acção do Partido na actual legislatura.

Na iniciativa, Jerónimo de Sousa alertou, por outro lado, para a escassez de todo o tipo de meios e trabalhadores nos museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos, exigindo-se medidas imediatas, sob a pena de se perder a possibilidade de transmissão de conhecimentos. «Esta é uma batalha importantíssima que temos de travar», adiantou, defendendo o reforço das verbas para a Cultura para que esta área tenha um por cento do Orçamento do Estado.

 



Mais artigos de: CDU

CDU é a força que transporta as aspirações da juventude

PROPOSTAS Foi perante largas dezenas de jovens, concentrados no miradouro de S. Pedro de Alcântara, em Lisboa, que a Juventude CDU realizou no passado sábado, 14, a sua Festa-Comício, que contou com a presença de activistas e jovens candidatos da CDU, bem como do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

Leiria merece ter Heloísa Apolónia como deputada

LEGISLATIVAS Eleger Heloísa Apolónia, que «está do lado dos trabalhadores e do povo deste distrito», como salientou Jerónimo de Sousa anteontem num jantar-comício nas Caldas da Rainha, é um objectivo que Leiria merece ver cumprido.

Lutar pela estatuto dos deficientes militares

DIREITOS O Secretário-geral do PCP reafirmou o compromisso da CDU em avançar com as medidas necessárias para a melhoria da vida dos deficientes das forças armadas e das suas famílias.

Críticas na abertura do ano lectivo

Assinalando a abertura do novo ano lectivo, Manuela Cunha, primeira da lista da CDU pelo distrito de Portalegre, acompanhada por Adriana Bugalho, mandatária da juventude, esteve, sexta-feira, 13, à porta da Escola José Régio. No local, a candidata comprometeu-se a defender a escola pública e reclamou «melhores condições»...

Confiança é palavra de ordem em Vila Franca de Xira

Em Vila Franca de Xira, Jerónimo de Sousa valorizou a lista da CDU pelo circulo eleitoral de Lisboa, por si encabeçada. «Temos uma lista para servir os trabalhadores e as populações, tal como temos uma política com soluções e propostas para dar resposta aos problemas do distrito e do País» e...

Campanha por Santarém

António Filipe, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, esteve reunido, no dia 10 de Setembro, com António Matias Coelho, presidente da direcção da Casa Memória de Camões, em Constância. Acompanhado pelas candidatas Júlia Amorim e Cristina Tomé, António Filipe visitou...

Avançar em Coimbra

Manuel Rocha, primeiro na lista da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, acompanhado por candidatos ligados ao sector da saúde (Vasco Nogueira, médico; Paulo Coelho, técnico de emergência pré-hospitalar; Isabel Bem-Haja, enfermeira; António Baião, dirigente do Sindicato de Hotelaria), participou, quinta-feira, 12, numa...

Grande dinâmica em Évora

Os candidatos João Oliveira e Vera Prata, candidatos da CDU pelo distrito de Évora, participaram, domingo, numa sessão-convívio com a população do bairro da Malagueira. No concelho de Estremoz, o candidato Noel Moreira tem vindo a desenvolver, também, uma intensa campanha, abordando temas...

Acção de contacto em Braga

A CDU realizou no sábado, 14, uma ampla acção de contacto e esclarecimento em Pevidém, Guimarães. Carla Cruz e Rosa Guimarães, cabeça-de-lista e segunda candidata, respectivamente, esclareceram a importância do voto na Coligação PCP-PEV. «Estas eleições não servem para eleger...

Ria de Aveiro em debate

No passado dia 12, a CDU organizou em Ovar, na Marina do Carregal, um debate sobre a Ria de Aveiro. Para além de Miguel Viegas, primeiro candidato pelo distrito de Aveiro, participaram vários investigadores da Universidade de Aveiro, dirigentes de clubes e associações ligados à Ria e...

Votar CDU na Europa

No passado fim-de-semana, Rita Rato e Sebastião Viola, candidatos da CDU pelo círculo da Europa, contactaram com a comunidade portuguesa em Londres. Nas conversas falou-se da importância da participação de todos os portugueses nas próximas eleições e do voto na CDU.