CDU é a força que transporta as aspirações da juventude

PRO­POSTAS Foi pe­rante largas de­zenas de jo­vens, con­cen­trados no mi­ra­douro de S. Pedro de Al­cân­tara, em Lisboa, que a Ju­ven­tude CDU re­a­lizou no pas­sado sá­bado, 14, a sua Festa-Co­mício, que contou com a pre­sença de ac­ti­vistas e jo­vens can­di­datos da CDU, bem como do Se­cre­tário-geral do PCP, Je­ró­nimo de Sousa.

A luta da ju­ven­tude re­sultou em im­por­tantes avanços

Ao som de Ju­ven­tude CDU! Voto eu e votas tu!, Je­ró­nimo de Sousa ini­ciou a sua in­ter­venção afir­mando que «aqui es­tamos, onde estão os jo­vens, para afirmar alto e bom som que que­remos em pri­meiro lugar que sejam fe­lizes», o que «é pos­sível» e «está ao al­cance da acção co­lec­tiva de todos e das ac­ções con­cretas de quem tem res­pon­sa­bi­li­dades go­ver­na­tivas».

Foi, aliás, para «per­mitir que os jo­vens tri­lhassem o ca­minho da fe­li­ci­dade» que foi dado, pela CDU, um passo de­ci­sivo para in­ter­romper a go­ver­nação do PSD e do CDS e, de­pois, «avançar em tantas me­didas po­si­tivas», al­gumas das quais es­tavam pre­sentes nas faixas que la­de­avam o mi­ra­douro. De acordo com o di­ri­gente co­mu­nista, que é ao mesmo tempo o pri­meiro can­di­dato da Co­li­gação PCP-PEV por Lisboa, sem a acção da CDU «não teria sido pos­sível aprovar a gra­tui­ti­dade dos ma­nuais es­co­lares, a sus­pensão e re­dução do valor das pro­pinas (…), baixar o IVA nos ins­tru­mentos mu­si­cais e es­pec­tá­culos cul­tu­rais» ou aprovar «o passe so­cial a preço re­du­zido». Todas elas, por­tanto, rei­vin­di­ca­ções de grande al­cance, pelas quais a ju­ven­tude tem lu­tado e con­tinua a lutar.

A lista dos avanços con­se­guidos es­tendeu-se e, olhando para trás, «valeu a pena», afirmou Je­ró­nimo de Sousa lem­brando que nestes quatro anos «o PCP e o PEV de­ci­diram não des­per­diçar ne­nhuma opor­tu­ni­dade para res­ponder aos pro­blemas mais can­dentes da so­ci­e­dade por­tu­guesa». Essas me­didas po­si­tivas, acres­centou, nem sempre foram acom­pa­nhadas pelo PS e, muitas vezes, foram mesmo as­su­midas «contra a sua von­tade», de­vido ao facto de o PS não ter «as mãos li­vres para exe­cutar o seu pro­grama de sempre».

Aqui, Je­ró­nimo de Sousa de­clarou que os jo­vens têm «todas as ra­zões» para «não des­per­diçar essa arma que a 6 de Ou­tubro têm na mão», para dizer que não aceitam a pre­ca­ri­e­dade que PS, PSD e CDS im­pu­seram e re­cen­te­mente agra­varam; para exigir a aber­tura de novos alo­ja­mentos para os mais de 100 mil es­tu­dantes des­lo­cados; para afirmar o fim das pro­pinas; para dizer que os exames na­ci­o­nais são para acabar e para va­lo­rizar a ava­li­ação con­tínua.

Res­ponder aos pro­blemas

«Com o voto na CDU, cada um afir­mará que a luta em de­fesa do am­bi­ente não é apenas uma moda», pros­se­guiu o di­ri­gente do PCP, lem­brando que nesta dis­cussão o que é ne­ces­sário são «me­didas de fundo», como o alar­ga­mento dos passes so­ciais, que «per­mitiu tirar mi­lhares de carros dos cen­tros das ci­dades».

Esta afir­mação foi cor­ro­bo­rada por Be­a­triz Gou­lart, di­ri­gente da Eco­lo­jovem e jovem can­di­data da CDU, que afirmou, na sua in­ter­venção, que «o ca­pi­ta­lismo não é verde» e que é pre­ciso apostar em «mais e me­lhores trans­portes pú­blicos». A jovem eco­lo­gista apro­veitou também para lem­brar que «não se trata de uma luta de ge­ra­ções mas sim de uma luta de classes».

Outra das ban­deiras de luta da ju­ven­tude tem que ver com a exi­gência do di­reito a uma se­xu­a­li­dade plena e feliz, sendo ne­ces­sário, de acordo com Je­ró­nimo de Sousa, «mais psi­có­logos, mais téc­nicos de edu­cação se­xual e de pla­ne­a­mento fa­mi­liar» nas es­colas e nos cen­tros de saúde.

A questão da ha­bi­tação, cujos preços exor­bi­tantes levam a que os jo­vens se eman­cipem cada vez mais tarde, também me­rece des­taque no pro­grama da CDU, que propõe uma «po­lí­tica de ha­bi­tação que ga­ranta o acesso a uma mo­radia com custos com­por­tá­veis com os sa­lá­rios de cada um».

Eman­ci­pação que pas­sará também pelo au­mento geral dos sa­lá­rios, no­me­a­da­mente com o au­mento do sa­lário mí­nimo na­ci­onal para os 850 euros no mais curto es­paço de tempo, con­si­de­rada pelo Se­cre­tário-geral do PCP como uma «emer­gência na­ci­onal».

Pe­rante este es­cla­re­ci­mento do pro­grama e das pro­postas da CDU para a ju­ven­tude, Je­ró­nimo de Sousa afirmou que o voto na CDU «é o voto ver­da­dei­ra­mente útil», porque cada jovem que vota na CDU sabe que «os de­pu­tados eleitos com esse voto nunca trairão os in­te­resses, os di­reitos e as as­pi­ra­ções da ju­ven­tude». Até porque, como a jovem can­di­data Mó­nica Men­donça tinha re­fe­rido an­te­ri­or­mente, na sua in­ter­venção, a CDU é a «força que car­rega as as­pi­ra­ções da ju­ven­tude e que faz o País avançar».

A ini­ci­a­tiva da Ju­ven­tude CDU, que se tinha ini­ciado com uma ac­tu­ação dos Ir­mãos Ma­kossa, ter­minou noite dentro ani­mada pelo rapper TOM.




Mais artigos de: CDU

Leiria merece ter Heloísa Apolónia como deputada

LE­GIS­LA­TIVAS Eleger He­loísa Apo­lónia, que «está do lado dos tra­ba­lha­dores e do povo deste dis­trito», como sa­li­entou Je­ró­nimo de Sousa an­te­ontem num jantar-co­mício nas Caldas da Rainha, é um ob­jec­tivo que Leiria me­rece ver cum­prido.

Lutar pela estatuto dos deficientes militares

DI­REITOS O Se­cre­tário-geral do PCP re­a­firmou o com­pro­misso da CDU em avançar com as me­didas ne­ces­sá­rias para a me­lhoria da vida dos de­fi­ci­entes das forças ar­madas e das suas fa­mí­lias.

Em defesa da Escola Pública e da gratuitidade dos manuais

EDUCAÇÃO Je­ró­nimo de Sousa es­teve, se­gunda-feira, 16, na Es­cola Bá­sica n.º 4 de São João da Talha, Loures, para aus­cultar a co­mu­ni­dade edu­ca­tiva sobre o al­cance da gra­tui­ti­dade dos ma­nuais es­co­lares, pro­posta pelo PCP.

Críticas na abertura do ano lectivo

Assinalando a abertura do novo ano lectivo, Manuela Cunha, primeira da lista da CDU pelo distrito de Portalegre, acompanhada por Adriana Bugalho, mandatária da juventude, esteve, sexta-feira, 13, à porta da Escola José Régio. No local, a candidata comprometeu-se a defender a escola pública e reclamou «melhores condições»...

Confiança é palavra de ordem em Vila Franca de Xira

Em Vila Franca de Xira, Jerónimo de Sousa valorizou a lista da CDU pelo circulo eleitoral de Lisboa, por si encabeçada. «Temos uma lista para servir os trabalhadores e as populações, tal como temos uma política com soluções e propostas para dar resposta aos problemas do distrito e do País» e...

Campanha por Santarém

António Filipe, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, esteve reunido, no dia 10 de Setembro, com António Matias Coelho, presidente da direcção da Casa Memória de Camões, em Constância. Acompanhado pelas candidatas Júlia Amorim e Cristina Tomé, António Filipe visitou...

Avançar em Coimbra

Manuel Rocha, primeiro na lista da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra, acompanhado por candidatos ligados ao sector da saúde (Vasco Nogueira, médico; Paulo Coelho, técnico de emergência pré-hospitalar; Isabel Bem-Haja, enfermeira; António Baião, dirigente do Sindicato de Hotelaria), participou, quinta-feira, 12, numa...

Grande dinâmica em Évora

Os candidatos João Oliveira e Vera Prata, candidatos da CDU pelo distrito de Évora, participaram, domingo, numa sessão-convívio com a população do bairro da Malagueira. No concelho de Estremoz, o candidato Noel Moreira tem vindo a desenvolver, também, uma intensa campanha, abordando temas...

Acção de contacto em Braga

A CDU realizou no sábado, 14, uma ampla acção de contacto e esclarecimento em Pevidém, Guimarães. Carla Cruz e Rosa Guimarães, cabeça-de-lista e segunda candidata, respectivamente, esclareceram a importância do voto na Coligação PCP-PEV. «Estas eleições não servem para eleger...

Ria de Aveiro em debate

No passado dia 12, a CDU organizou em Ovar, na Marina do Carregal, um debate sobre a Ria de Aveiro. Para além de Miguel Viegas, primeiro candidato pelo distrito de Aveiro, participaram vários investigadores da Universidade de Aveiro, dirigentes de clubes e associações ligados à Ria e...

Votar CDU na Europa

No passado fim-de-semana, Rita Rato e Sebastião Viola, candidatos da CDU pelo círculo da Europa, contactaram com a comunidade portuguesa em Londres. Nas conversas falou-se da importância da participação de todos os portugueses nas próximas eleições e do voto na CDU.