Diana Ferreira defende modernização, recuperação e reabertura de serviços ferroviários

TRANS­PORTES Os can­di­datos da CDU pelo cír­culo elei­toral do Porto re­a­li­zaram, no dia 29 de Agosto, um pro­grama de con­tactos com tra­ba­lha­dores do sector fer­ro­viário.

O mo­mento foi apro­vei­tado para des­tacar as pro­postas da Co­li­gação PCP-PEV para o sector. No final, Diana Fer­reira, pri­meira can­di­data, re­feriu que uma po­lí­tica de trans­portes e mo­bi­li­dade para o dis­trito é es­tru­tu­rante na eco­nomia, no or­de­na­mento do ter­ri­tório, na de­fesa do am­bi­ente e no de­sen­vol­vi­mento da re­gião.

«Um sis­tema de trans­portes as­sente em em­presas pú­blicas é ga­rante da pri­o­ri­dade ao ser­viço pú­blico, de­fesa do am­bi­ente e apoio à ac­ti­vi­dade pro­du­tiva, de trans­portes fiá­veis, co­or­de­nados e fre­quentes, de qua­li­dade e a preços so­ciais», mas também da «se­gu­rança de tri­pu­la­ções, pas­sa­geiros e cargas; da com­ple­men­ta­ri­dade entre modos; do res­peito por im­pe­ra­tivos ener­gé­ticos e am­bi­en­tais; de as­se­gurar a ca­pa­ci­dade de pla­ne­a­mento, cons­trução, ma­nu­tenção e ex­plo­ração de infra-es­tru­turas, ma­te­rial cir­cu­lante e pla­ta­formas lo­gís­ticas», as­se­gura a CDU.

Nas ac­ções, va­lo­rizou-se também os avanços al­can­çados com o Pro­grama de Apoio à Re­dução Ta­ri­fária (PART), que im­porta con­sa­grar para o fu­turo, pers­pec­ti­vando a gra­tui­ti­dade do trans­porte pú­blico.

Pro­postas
A Co­li­gação PCP-PEV exige me­didas para a re­pa­ração, fa­brico e aqui­sição das com­po­si­ções, a partir de um plano que vise a sus­ten­ta­bi­li­dade da res­posta para as pró­ximas dé­cadas. As­sumem par­ti­cular im­por­tância na con­cre­ti­zação deste plano as ofi­cinas da EMEF de Gui­fões e de Con­tumil, es­tra­té­gicas para o País.

No plano fer­ro­viário é também fun­da­mental a re­a­ber­tura do ser­viço de pas­sa­geiros da linha férrea de Lei­xões, cons­truindo as pa­ra­gens ne­ces­sá­rias e ga­ran­tindo ar­ti­cu­la­ções com li­nhas de Metro e de STCP; a me­lhoria da ca­pa­ci­dade de ar­ti­cu­lação entre o Porto de Lei­xões e a li­gação à Eu­ropa pela via fer­ro­viária; a re­a­ber­tura e mo­der­ni­zação da linha fer­ro­viária do Tâ­mega e a con­clusão da mo­der­ni­zação da linha do Douro, as­se­gu­rando a sua aber­tura até Barca de Alva, com li­gação à linha fer­ro­viária es­pa­nhola.

Metro do Porto

A CDU reuniu, também, no dia 29 de Agosto, com o Con­selho de Ad­mi­nis­tração da Metro do Porto com o ob­jec­tivo de dis­cutir o fu­turo da em­presa e o de­sen­vol­vi­mento de novas li­nhas de Metro na Área Me­tro­po­li­tana do Porto. Diana Fer­reira de­fendeu a ne­ces­si­dade de se de­finir um con­senso em torno das novas li­nhas a cons­truir para, de se­guida, se ela­borar um ca­len­dário de con­cre­ti­zação de cada uma das li­nhas.

Re­la­ti­va­mente às novas li­ga­ções, a Co­li­gação PCP-PEV elencou como pri­o­ri­tá­rias as li­ga­ções à Trofa e ao centro de Gon­domar, a linha do Campo Alegre até Ma­to­si­nhos Sul e novas li­ga­ções do Porto a Gaia (De­vesas) e do Hos­pital São João até ao centro da Maia.

Des­taque ainda para a ur­gência de in­te­gração, nos qua­dros da em­presa, dos agentes de con­dução e ou­tros tra­ba­lha­dores que prestam ser­viço à Metro, bem como da sal­va­guarda da EMEF nos ser­viços de ma­nu­tenção.

 



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