Secretário-geral do PCP destaca exemplo do «Arrábida sem carros»
MOBILIDADE Jerónimo de Sousa comprovou, na quinta-feira, 29, o sucesso que está a ter o programa «Arrábida sem carros. Praias de Setúbal para todos», desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal.
Praias de Setúbal para todos
A meio da manhã, a partida aconteceu na «porta da serra» do Centro Comercial Alegro, em Setúbal. Na primeira paragem da carreira em direcção à praia da Figueirinha entrou, com os restantes passageiros, o Secretário-geral do PCP, acompanhado por um vasto conjunto de eleitos do Poder Local do concelho sadino. Presentes estiveram também, entre muitos outros, Paula Santos, Margarida Botelho, Tiago Aldeias e Dulce Arrojado, candidatos da CDU às legislativas de 6 de Outubro, pelo círculo eleitoral do distrito.
A iniciativa – sob o lema «Arrábida sem carros – proteger o ambiente e a natureza» – pretendeu ver em acção um plano especial de mobilidade destinado a regular, mediante apertados critérios de qualidade e segurança, o elevado fluxo de veraneantes que habitualmente usufrui das zonas balneares da costa da Arrábida.
Algumas paragens depois, já na praia da Figueirinha, onde termina o percurso, Manuel Pisco, vice-presidente da autarquia, explicou que o «Arrábida sem carros», em vigor até 15 de Setembro (começou a 15 de Junho), pretendeu privilegiar a «segurança e o transporte colectivo em vez do transporte individual». «O programa funcionou o ano passado e está a funcionar em 2019», assegurou, informando que o número de utilizadores daquelas praias paradisíacas é cada vez «maior». «Este ano temos o consenso de todas as opiniões, pública e política. Ninguém mais conseguiu dizer que o programa está mal feito», acrescentou.
Dali, da Figueirinha, existe um vaivém Figueirinha – Creiro, com paragem nas praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, em ambos os sentidos. O custo do serviço, gratuito para os utilizadores, é suportado inteiramente pela Câmara Municipal de Setúbal. «É um serviço público que o município assumiu e que tem todas as vantagens», disse Manuel Pisco.
Em média, por dia, são utilizados 111 autocarros. A estes juntam-se ainda as colónias de férias e os ATL’s durante o Verão, chegando aos 120 autocarros. Fátima Nogueira, coordenadora do Gabinete de Mobilidade da autarquia, referiu, no decurso da visita, que «fazer esta gestão não é fácil». «Neste momento, o sistema está oleado e a funcionar perfeitamente», valorizou, concluindo: «Cada vez mais pessoas estão a aderir», o que comprova o êxito do programa.
Tempo houve ainda para visitar o túnel rodoviário da Figueirinha, recentemente «transformado» pelo projecto Smile, nome artístico de Ivo Santos, um dos mais reconhecidos artistas da nova geração em pintura de graffiti, street art e fotorealismo. Agora, quem por ali passar poderá ver uma ilustração representativa do mar.
Como explicou Fátima Nogueira, a intervenção só aconteceu após a passagem daquela estrada, anteriormente da responsabilidade das Infra-estruturas de Portugal, para a gestão municipal. «Outros túneis estão a ser embelezados com pinturas e azulejos», adiantou a responsável.
Bons exemplos
No final da visita, antes de retornar no autocarro das 12h40, Jerónimo de Sousa valorizou as medidas implementadas pela autarquia CDU, visando regular o acesso àquelas praias, mitigando os habituais transtornos na circulação e no parqueamento rodoviários, mas também optimizar a eficiência de serviços essenciais, nomeadamente de prestação de socorro a utentes.
«Em fase de pré-campanha eleitoral, não basta conhecer problemas, dificuldades, fazer críticas. É preciso dar bons exemplos», destacou o Secretário-geral do PCP. Referia-se à «grande e nova actualidade das questões ambientais, de defesa da natureza», situação que não está separada do «direito à mobilidade e à segurança».
«As questões da mobilidade deram um salto qualificativo com a aplicação dos passes sociais intermodais», o que permitiu trazer para estas praias «dezenas de milhar de pessoas», muitos de Lisboa, valorizou.