CDU denuncia descarga de esgotos no mar e exige defesa do interesse público
MADEIRA Na praia dos Reis Magos, a CDU alertou para o problema das descargas de esgotos no mar, face à insuficiente rede de saneamento básico e falta de investimento num sistema de tratamento de águas residuais.
Não basta que mudem as moscas!
A denúncia foi feita, sábado, durante uma acção na freguesia do Caniçal, por Edgar Silva, primeiro candidato da CDU às Regionais de 22 de Setembro e Coordenador Regional do PCP.
Segundo frisou, «este é um problema regional» que atravessa «toda a faixa Sul da ilha da Madeira» e diferentes municípios, do PSD, PS e JPP, desde o Machico à Calheta, passando por Santa Cruz, Funchal e Câmara de Lobos.
Para a CDU, afirmou Edgar Silva, «a contaminação das águas marinhas em diferentes municípios demonstra como de pouco nos serve uma alternância política», que «apenas substitui uns por outros no comando da política de direita». «O que é necessário é garantir um novo rumo, uma alternativa política e uma política alternativa. Não basta que mudem as moscas!», frisou.
Ocupação costeira
No domingo, 4, Edgar Silva esteve na freguesia de Gaula, no concelho de Santa Cruz, exemplo de ausência de planificação defensora do interesse público na ocupação costeira.
Na foz da Ribeira do Porto Novo, em zona de praia, que mais parece um vazadouro de resíduos, a CDU acusou os governantes de «crime político» contra o interesse público.
«Os governantes entregaram a privados, aos turistificadores, as zonas mais aprazíveis da orla costeira, que se apropriaram, privatizando importantes parcelas do Litoral em função dos seus interesses privatísticos. Outras zonas do Litoral estão ao “deus dará”, como acontece no Porto Novo, num estado vergonhoso», apontou o candidato.
Em conclusão, Edgar Silva reclamou um «projecto de defesa do interesse público para esta Região», da CDU, em vez do «rotativismo nas cadeiras do poder», que «faz prolongar os velhos problemas».
Ana Salgueiro é a mandatária regional
Na sexta-feira foi anunciado que Ana Salgueiro – docente na Escola Francisco Franco, no Funchal, onde coordena a implantação do Plano Nacional de Cinema – é a mandatária da CDU às regionais de 22 de Setembro.
É doutorada em Estudos de Cultura na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciada em LLM-Estudos Portugueses, por esta última faculdade. Foi bolseira FCT (2008-2011), e é investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP e do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira.
Afirmação de direitos
Neste mesmo dia, 2 de Agosto, a CDU promoveu um encontro com pessoas idosas, reformadas e pensionistas, para uma abordagem sobre o quadro político regional e a afirmação de direitos.
Naquela iniciativa política, Edgar Silva lembrou que PSD, CDS e PS inviabilizaram, na actual legislatura, propostas que repunham a idade da reforma aos 65 anos para todos os trabalhadores e garantiam o acesso à reforma aos 40 anos de descontos, independentemente da idade e sem qualquer penalização.
«Animais: os seus direitos, os nossos deveres»
A Coligação PCP-PEV iniciou, segunda-feira, 5 de Agosto, no Funchal, a rubrica «Conversas», para debater temas polémicos que dividem a sociedade. O tema escolhido para arrancar foi «Animais: os seus direitos, os nossos deveres», com Sílvia Vasconcelos, eleita nas listas da CDU para a Assembleia Legislativa da Madeira.
Como se salientou, esta é uma matéria que nos diz respeito, tendo em conta que os animais partilham os ecossistemas e são componente elementar do ambiente. A falta de cuidado, de respeito e protecção para com as outras espécies não só põe a nu o pior da espécie humana, como compromete o futuro ecológico do planeta.