CDU denuncia descarga de esgotos no mar e exige defesa do interesse público

MA­DEIRA Na praia dos Reis Magos, a CDU alertou para o pro­blema das des­cargas de es­gotos no mar, face à in­su­fi­ci­ente rede de sa­ne­a­mento bá­sico e falta de in­ves­ti­mento num sis­tema de tra­ta­mento de águas re­si­duais.

Não basta que mudem as moscas!

A de­núncia foi feita, sá­bado, du­rante uma acção na fre­guesia do Ca­niçal, por Edgar Silva, pri­meiro can­di­dato da CDU às Re­gi­o­nais de 22 de Se­tembro e Co­or­de­nador Re­gi­onal do PCP.

Se­gundo frisou, «este é um pro­blema re­gi­onal» que atra­vessa «toda a faixa Sul da ilha da Ma­deira» e di­fe­rentes mu­ni­cí­pios, do PSD, PS e JPP, desde o Ma­chico à Ca­lheta, pas­sando por Santa Cruz, Fun­chal e Câ­mara de Lobos.

Para a CDU, afirmou Edgar Silva, «a con­ta­mi­nação das águas ma­ri­nhas em di­fe­rentes mu­ni­cí­pios de­monstra como de pouco nos serve uma al­ter­nância po­lí­tica», que «apenas subs­titui uns por ou­tros no co­mando da po­lí­tica de di­reita». «O que é ne­ces­sário é ga­rantir um novo rumo, uma al­ter­na­tiva po­lí­tica e uma po­lí­tica al­ter­na­tiva. Não basta que mudem as moscas!», frisou.

Ocu­pação cos­teira
No do­mingo, 4, Edgar Silva es­teve na fre­guesia de Gaula, no con­celho de Santa Cruz, exemplo de au­sência de pla­ni­fi­cação de­fen­sora do in­te­resse pú­blico na ocu­pação cos­teira.

Na foz da Ri­beira do Porto Novo, em zona de praia, que mais pa­rece um va­za­douro de re­sí­duos, a CDU acusou os go­ver­nantes de «crime po­lí­tico» contra o in­te­resse pú­blico.

«Os go­ver­nantes en­tre­garam a pri­vados, aos tu­ris­ti­fi­ca­dores, as zonas mais apra­zí­veis da orla cos­teira, que se apro­pri­aram, pri­va­ti­zando im­por­tantes par­celas do Li­toral em função dos seus in­te­resses pri­va­tís­ticos. Ou­tras zonas do Li­toral estão ao “deus dará”, como acon­tece no Porto Novo, num es­tado ver­go­nhoso», apontou o can­di­dato.

Em con­clusão, Edgar Silva re­clamou um «pro­jecto de de­fesa do in­te­resse pú­blico para esta Re­gião», da CDU, em vez do «ro­ta­ti­vismo nas ca­deiras do poder», que «faz pro­longar os ve­lhos pro­blemas».

 

Ana Sal­gueiro é a man­da­tária re­gi­onal

Na sexta-feira foi anun­ciado que Ana Sal­gueiro – do­cente na Es­cola Fran­cisco Franco, no Fun­chal, onde co­or­dena a im­plan­tação do Plano Na­ci­onal de Ci­nema – é a man­da­tária da CDU às re­gi­o­nais de 22 de Se­tembro.

É dou­to­rada em Es­tudos de Cul­tura na Fa­cul­dade de Ci­ên­cias Hu­manas da Uni­ver­si­dade Ca­tó­lica Por­tu­guesa, mestre em Li­te­ra­turas Afri­canas de Língua Por­tu­guesa pela Fa­cul­dade de Le­tras da Uni­ver­si­dade de Lisboa e li­cen­ciada em LLM-Es­tudos Por­tu­gueses, por esta úl­tima fa­cul­dade. Foi bol­seira FCT (2008-2011), e é in­ves­ti­ga­dora no Centro de Es­tudos de Co­mu­ni­cação e Cul­tura da UCP e do Centro de In­ves­ti­gação em Es­tudos Re­gi­o­nais e Lo­cais da Uni­ver­si­dade da Ma­deira.

Afir­mação de di­reitos
Neste mesmo dia, 2 de Agosto, a CDU pro­moveu um en­contro com pes­soas idosas, re­for­madas e pen­si­o­nistas, para uma abor­dagem sobre o quadro po­lí­tico re­gi­onal e a afir­mação de di­reitos.

Na­quela ini­ci­a­tiva po­lí­tica, Edgar Silva lem­brou que PSD, CDS e PS in­vi­a­bi­li­zaram, na ac­tual le­gis­la­tura, pro­postas que re­pu­nham a idade da re­forma aos 65 anos para todos os tra­ba­lha­dores e ga­ran­tiam o acesso à re­forma aos 40 anos de des­contos, in­de­pen­den­te­mente da idade e sem qual­quer pe­na­li­zação.

 

«Ani­mais: os seus di­reitos, os nossos de­veres»

A Co­li­gação PCP-PEV ini­ciou, se­gunda-feira, 5 de Agosto, no Fun­chal, a ru­brica «Con­versas», para de­bater temas po­lé­micos que di­videm a so­ci­e­dade. O tema es­co­lhido para ar­rancar foi «Ani­mais: os seus di­reitos, os nossos de­veres», com Sílvia Vas­con­celos, eleita nas listas da CDU para a As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da Ma­deira.

Como se sa­li­entou, esta é uma ma­téria que nos diz res­peito, tendo em conta que os ani­mais par­ti­lham os ecos­sis­temas e são com­po­nente ele­mentar do am­bi­ente. A falta de cui­dado, de res­peito e pro­tecção para com as ou­tras es­pé­cies não só põe a nu o pior da es­pécie hu­mana, como com­pro­mete o fu­turo eco­ló­gico do pla­neta.

 



Mais artigos de: Nacional

Agricultores exigem contenção de javalis

PRO­TESTO Cen­tenas de agri­cul­tores con­cen­traram-se no dia 31 de Julho frente ao Mi­nis­tério da Agri­cul­tura para rei­vin­di­carem o con­trolo de ani­mais sel­va­gens.

Passe Família para o Porto

A não entrada em vigor do Passe Família na Área Metropolitana do Porto (AMP), à semelhança do que já sucede na Área Metropolitana de Lisboa desde o dia 1 de Agosto, mostra «uma clara incompetência e falta de empenho do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) na concretização deste processo», considera a CDU. Em...

ADAL quer melhor rede de transportes em Loures

«Em Loures, onde é evidente a adesão ao Passe Único, a utilização do transporte colectivo pode ter ainda um aumento considerável se forem resolvidas as insuficiências e estrangulamentos da actual rede de transportes do concelho, e se melhorem alguns aspectos complementares», defende a Associação de Defesa do Ambiente de...

PCP e URAP repudiam conferência nacionalista

Ontem, 7, o PCP repudiou a realização em Portugal de uma denominada conferência nacionalista, anunciada para o próximo sábado, 10 de Agosto, em Lisboa. O evento, no ano em que se comemoram os 45 anos da Revolução de Abril, é uma «ofensa aos que durante anos se bateram pela liberdade e a democracia e em vários casos,...

Seixal adquire máquina de limpeza de praias

A Câmara Municipal do Seixal (CMS) comprou uma máquina de limpeza de praias e irá dar formação a trabalhadores da autarquia para com ela poderem operar. Com o investimento neste equipamento, vai ser possível proceder à recolha e separação de detritos, incluindo pontas de cigarro. «Desta forma, a autarquia investe na...

Instalações da Câmara ao abandono em Nelas

Um edifício adquirido há 15 anos pela Câmara Municipal de Nelas para ali criar um centro cultural encontra-se votado à degradação, denuncia a estrutura concelhia da CDU, para quem, entre outras preocupações, está o facto de o abandono ter tido como consequência o crescimento de vegetação, «um autêntico barril de pólvora...