PCP denuncia repressão no Saara Ocidental

Um comunicado emitido no dia 23 de Julho pela Frente Polisário informa que, desde 19 do mês passado, está em curso uma vaga de repressão nos territórios ocupados do Saara Ocidental, em especial na capital, El Aaiun. Após a vitória da equipa da Argélia na Taça das Nações Africanas, de futebol, a população saarauí saiu à rua para celebrar a vitória de forma pacífica e reivindicar o direito à autodeterminação do povo saarauí.

Segundo o comunicado, iniciou-se de imediato uma operação de repressão por parte das autoridades marroquinas, sendo utilizadas armas de fogo, canhões de água e outros dispositivos contra a população. São mencionados casos de detenções arbitrárias, inclusive de menores, espancamentos e rusgas casa a casa. Na madrugada do dia 20, uma jovem saarauí terá sido atropelada por um veículo das autoridades marroquinas, sofrendo lesões que resultaram na sua morte.

Perante a situação descrita e a urgência de lhe pôr cobro, João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, enviou por escrito, à alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança uma pergunta sobre a situação e quais as «medidas imediatas» a tomar «para travar a repressão em curso e as suas consequências». O deputado comunista quer saber ainda se Federica Mogherini «considera propor a suspensão dos acordos União Europeia-Marrocos vigentes, tendo em conta as cláusulas neles incluídas relativas aos direitos humanos».

 



Mais artigos de: Europa

Comemorações do Dia da Pátria Galega

O Bloco Nacionalista Galego (BNG) comemorou, no passado dia 25 de Julho, o Dia da Pátria Galega. O PCP fez-se representar nas comemorações por Carlos Cruz, membro do Comité Central. As celebrações, que tiveram inicio no dia 24, contaram com debates, actividades culturais, homenagens e o Festigal, tendo o seu ponto alto...