Reforço da CDU para resolver problemas do distrito de Beja

ABRIL O reforço de deputados eleitos pela CDU na Assembleia da República (AR) é imprescindível para a construção de um País melhor – foi realçado na apresentação, em Serpa, dos candidatos da CDU pelo distrito de Beja.

Há o cunho do PCP em todas exigências e realizações progressistas

«Para nós, CDU, as eleições não são o único momento em que se faz democracia, precisamos delas para escolher quem nos representa, mas a democracia faz-se todos os dias, nas ruas, nas empresas, nas escolas, nos centros de saúde, nos hospitais, nos locais de trabalho, na conversa com os amigos e, para nós, na luta! É na luta que se faz e conquista a democracia! E estas eleições são mais um momento dessa luta.»

Palavras de João Dias, cabeça de lista da CDU pelo distrito de Beja às eleições para a AR, no acto público de apresentação dos candidatos daquele círculo, que decorreu na quinta-feira, 25 de Julho, em Serpa, no jardim da biblioteca municipal.

O candidato lembrou que na legislatura cessante o PCP e o PEV levaram ao Parlamento as lutas dos trabalhadores e das populações do distrito de Beja – nas áreas da saúde, do ensino, do ambiente, das acessibilidades, da agricultura, dos direitos laborais, da reposição de serviços, da necessidade de investimento público. E apontou como exemplos a exigência da ampliação do hospital de Beja e do reforço da resposta pública na saúde; a defesa da valorização da linha ferroviária do Alentejo e a promoção da mobilidade ferroviária; o aproveitamento do aeroporto de Beja; a conclusão do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho e a qualificação da rede viária do distrito; a reposição das freguesias extintas; a reabertura dos serviços públicos encerrados; a monitorização ambiental e sócio-económica das terras agrícolas de culturas intensivas; a avaliação dos riscos ambientais resultantes da prospeção de petróleo na costa alentejana, entre muitas outras acções.

Antes de João Dias interveio o mandatário distrital da CDU, João Ramos, enfermeiro e ex-deputado, que destacou a marca dos comunistas e seus aliados em todas as realizações e reivindicações de cunho progressista, no distrito de Beja, no Alentejo e no País.

A lista dos candidatos da CDU pelo distrito de Beja integra João Dias, de 46 anos, enfermeiro, deputado; Odete Borralho, 42 anos, professora, vereadora da Câmara de Serpa; Sara Marcelino, de 32 anos, fisioterapeuta, vereadora da Câmara de Odemira; Jorge Silva, de 44 anos, mineiro, eleito na Junta de Freguesia de S. Marcos da Ataboeira, em Castro Verde; Telma Saião, 44 anos, actriz, eleita na Assembleia Municipal de Serpa; e Manuel Rosa, de 47 anos, professor, presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul e eleito na Assembleia Municipal de Aljustrel. Telma Saião é do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) e os outros candidatos são membros do Partido Comunista Português (PCP).

Antes das intervenções políticas, no palco instalado no jardim da Biblioteca Municipal de Serpa, actuou o grupo Os Alentejanos. As apresentações dos artistas e candidatos ficaram a cargo do músico bejense Paulo Ribeiro.

 



Mais artigos de: CDU

O distrito do Porto precisa da CDU

AVANÇAR A lista integral dos candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Porto para as próximas eleições legislativas foi apresentada, dia 23 de Julho, perante mais de uma centena de apoiantes e simpatizantes.

Futuro melhor para o Alentejo só com o reforço da CDU

CONFIANÇA Com a Praça do Sertório cheia, foram apresentados, no dia 25 de Julho, os candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Évora, homens e mulheres ligados ao trabalho, à ecologia, à ciência e à investigação.

CDU exige a reposição das freguesias extintas

SANTARÉM António Filipe, deputado do PCP e primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, visitou, no passado fim-de-semana, o rio Alviela e as freguesias de Vaqueiros e Sabacheira.

Compromisso com as populações e os trabalhadores

A bordo do navio Gil Eannes, a CDU apresentou, no dia 24 de Julho, os seus candidatos pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo às eleições legislativas de 2019. A lista é composta por Jorge Machado (43 anos, jurista e deputado na Assembleia da República), Cláudia Marinho (45 anos, técnica superior de Educação Social),...

Desenvolver os Açores

António Salgado Almeida (60 anos, médico), Paula Decq Mota (40 anos, professora), Vítor Silva (46 anos, dirigente sindical), Vera Correia (29 anos, operadora turística) e Rui Teixeira (40 anos, professor) são os candidatos efectivos da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às eleições...

Intervir em Lisboa

Alma Rivera, segunda na lista da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, contactou, nos dias 23 e 24 de Julho, com a populações da Ericeira e Sacavém, respectivamente. Acompanhada pelo também candidato Nuno Libório, Alma Rivera esteve, também, no dia 26, no concelho de Vila Franca de Xira....

Propostas para Aveiro

Miguel Viegas e Ana Valente, ambos candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro, estiveram reunidos, no dia 24 de Julho, com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga. Segundo foi relatado, alguns sectores e hospitais necessitam de obras de requalificação. A falta...

Presta contas no Algarve

No dia 22, Paulo Sá, deputado do PCP eleito pelo Algarve, prestou contas do trabalho realizado na Assembleia da República na última legislatura. Como destacou o, agora, mandatário regional da lista da CDU por aquele círculo eleitoral, o PCP desenvolveu uma notável intervenção na frente...

Valorizar os trabalhadores da Madeira

Na quinta-feira, 25, Herlanda Amado, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira, contactou com os trabalhadores da Câmara Municipal do Funchal. Na Estação dos Viveiros, a cabeça-de-lista salientou que «a degradação das condições de trabalho é um factor que fomenta os problemas...