Reforço da CDU para resolver problemas do distrito de Beja
ABRIL O reforço de deputados eleitos pela CDU na Assembleia da República (AR) é imprescindível para a construção de um País melhor – foi realçado na apresentação, em Serpa, dos candidatos da CDU pelo distrito de Beja.
Há o cunho do PCP em todas exigências e realizações progressistas
«Para nós, CDU, as eleições não são o único momento em que se faz democracia, precisamos delas para escolher quem nos representa, mas a democracia faz-se todos os dias, nas ruas, nas empresas, nas escolas, nos centros de saúde, nos hospitais, nos locais de trabalho, na conversa com os amigos e, para nós, na luta! É na luta que se faz e conquista a democracia! E estas eleições são mais um momento dessa luta.»
Palavras de João Dias, cabeça de lista da CDU pelo distrito de Beja às eleições para a AR, no acto público de apresentação dos candidatos daquele círculo, que decorreu na quinta-feira, 25 de Julho, em Serpa, no jardim da biblioteca municipal.
O candidato lembrou que na legislatura cessante o PCP e o PEV levaram ao Parlamento as lutas dos trabalhadores e das populações do distrito de Beja – nas áreas da saúde, do ensino, do ambiente, das acessibilidades, da agricultura, dos direitos laborais, da reposição de serviços, da necessidade de investimento público. E apontou como exemplos a exigência da ampliação do hospital de Beja e do reforço da resposta pública na saúde; a defesa da valorização da linha ferroviária do Alentejo e a promoção da mobilidade ferroviária; o aproveitamento do aeroporto de Beja; a conclusão do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho e a qualificação da rede viária do distrito; a reposição das freguesias extintas; a reabertura dos serviços públicos encerrados; a monitorização ambiental e sócio-económica das terras agrícolas de culturas intensivas; a avaliação dos riscos ambientais resultantes da prospeção de petróleo na costa alentejana, entre muitas outras acções.
Antes de João Dias interveio o mandatário distrital da CDU, João Ramos, enfermeiro e ex-deputado, que destacou a marca dos comunistas e seus aliados em todas as realizações e reivindicações de cunho progressista, no distrito de Beja, no Alentejo e no País.
A lista dos candidatos da CDU pelo distrito de Beja integra João Dias, de 46 anos, enfermeiro, deputado; Odete Borralho, 42 anos, professora, vereadora da Câmara de Serpa; Sara Marcelino, de 32 anos, fisioterapeuta, vereadora da Câmara de Odemira; Jorge Silva, de 44 anos, mineiro, eleito na Junta de Freguesia de S. Marcos da Ataboeira, em Castro Verde; Telma Saião, 44 anos, actriz, eleita na Assembleia Municipal de Serpa; e Manuel Rosa, de 47 anos, professor, presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul e eleito na Assembleia Municipal de Aljustrel. Telma Saião é do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) e os outros candidatos são membros do Partido Comunista Português (PCP).
Antes das intervenções políticas, no palco instalado no jardim da Biblioteca Municipal de Serpa, actuou o grupo Os Alentejanos. As apresentações dos artistas e candidatos ficaram a cargo do músico bejense Paulo Ribeiro.