Defender quem trabalha por turnos ou em trabalho nocturno

LEGISLATIVAS O PCP propõe a limitação do trabalho nocturno e em regime de turnos e de laboração contínua, bem como medidas de compensação e melhoria das condições de trabalho nesses regimes.

PCP reclama a melhoria das condições de trabalho

No âmbito dos compromissos assumidos no Programa Eleitoral do PCP para as eleições legislativas de 6 de Outubro, as propostas foram apresentadas, na madrugada de terça-feira, 23 de Julho, por João Oliveira, líder parlamentar comunista e cabeça-de-lista da CDU pelo círculo eleitoral de Évora, durante uma acção de contacto com os trabalhadores da multinacional TE Connectivity.

«O PCP mantém o compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores por turnos ou em trabalho nocturno», afirmou o candidato, avançando com a proposta de «limitação legal ao recurso à laboração contínua e ao trabalho por turnos», assim como «medidas de compensação» nesses regimes, incluindo a antecipação da idade de reforma e a adopção de medidas de protecção, compensação e reparação idênticas às profissões de desgaste rápido.

Entre outras medidas, o Partido defende a «fixação» do «período do trabalho nocturno entre as 20h00 e as 7h00» e um «valor mínimo de 25 por cento para o subsídio de turno, que pode ser maior por via da contratação colectiva».

Para estes regimes, adiantou João Oliveira, «propomos ainda o acesso à reforma antecipada e a possibilidade de ter mais um dia de férias por cada três anos de trabalho», que «aos 55 anos de idade ou ao fim de 20 anos, os trabalhadores possam sair e manter o subsídio de turno» e que estes trabalhadores «façam exames médicos com carácter obrigatório, de seis em seis meses, mantendo o seu carácter sigiloso».

 



Mais artigos de: PCP

Incêndios florestais motivam pergunta à CE

Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu (PE), questionou anteontem, 23 de Julho, a Comissão Europeia (CE), sobre os incêndios em Portugal, que atingiram os distritos de Santarém, Castelo Branco, Guarda e Viseu. O documento refere que nos últimos dias «arderam mais de oito mil hectares, maioritariamente nos...

PCP apresenta propostas para saúde visual

Anteontem, terça-feira, o PCP esteve reunido com a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria. No encontro, o Partido deu conta que incluirá nas suas propostas eleitorais a defesa da regulamentação da profissão de optometrista e a sua integração no SNS, designadamente nos cuidados de saúde primários, com...

Efeitos da seca podem ser minimizados

A Direção Regional do Alentejo do PCP lançou na última semana um comunicado referente às sucessivas situações de seca que a região alentejana tem vivido ao longo das últimas décadas. Aí lembra que estas situações não só se repetem ano após ano como se têm vindo a agravar. As políticas, ou a ausência das mesmas, de...