Maria do Céu Guerra premiada Melhor Actriz da Europa

O Festival Internacional de Teatro - Actor of Europe atribuiu a Maria do Céu Guerra o título de melhor da Europa. O prémio foi entregue no sábado, 6, na abertura daquele festival no Lago de Prespa, nos Balcãs, na fronteira entre Macedónia, Albânia e Grécia.

O prémio de honra «Actress of Europe» é atribuído desde 2003 por um comité para reconhecer o percurso artístico de uma personalidade do teatro e o contributo criativo para a memória colectiva da civilização europeia, segundo a página oficial do festival.

«Aos 75 anos, é uma das mais extraordinárias actrizes do teatro português e a alma da companhia teatral independente A Barraca», salienta o comité, presidido por Jordan Plevnes.

Em nota divulgada dia 3, quando foi tornada pública a decisão de atribuir esta importante distinção a Maria do Céu Guerra, com trabalho também em cinema e televisão, a Barraca refere que este prémio «reconhece o enorme mérito de trabalho teatral e humanista de uma das figuras maiores do Teatro e da Cultura em Portugal».

A actriz, que subiu ao palco em inúmeras edições do Avanteatro, na Festa do Avante!, nasceu em Lisboa, a 26 de maio de 1943, frequentou a licenciatura de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, período em que começou a interessar-se pelo teatro, e fez parte do grupo fundador da Casa da Comédia.

Céu Guerra estreou-se nesta companhia, em 1965, na peça «Deseja-se Mulher», de Almada Negreiros, encenada por Fernando Amado. Nos cinco anos seguintes, profissionalizou-se no Teatro Experimental de Cascais, tendo na década de 1970 participado em vários elencos de teatro de revista e de comédia. De regresso à Casa da Comédia, trabalhou com Morais e Castro e Luís de Lima.

Após o 25 de Abril, fez parte do grupo fundador do Teatro Ádóque-Cooperativa de Trabalhadores de Teatro, em 1974, sendo co-fundadora no ano seguinte da companhia de teatro A Barraca.

Em Agosto de 1985, foi distinguida como Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e, nove anos depois, recebeu o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), do qual é presidente, saudou em comunicado o galardão atribuído a Maria do Céu Guerra.



Mais artigos de: Aconteceu

Portugal com 17 bens inscritos no Património Mundial

O conjunto composto pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra e o Santuário do Bom Jesus (Braga) foram elevados à categoria de Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A decisão foi tomada na 43.ª Sessão do Comité do Património daquela...

Morreu João Gilberto, ícone da Bossa Nova

João Gilberto, considerado um dos pais da Bossa Nova, morreu dia 6, no Rio de Janeiro, aos 88 anos. O cantor e compositor brasileiro foi o precursor daquele género musical e o grande responsável pela sua divulgação no mundo, abrindo portas à internacionalização da música brasileira. Oriundo do samba e com influências...

Medalha de Mérito Cultural para Paula Rego

O Ministério da Cultura anunciou dia 5 que a pintora Paula Rego será distinguida com a Medalha de Mérito Cultural a 16 de Julho, no atelier da artista, em Londres. A atribuição é justificada pelo facto de Paula Rego ser «uma artista extraordinária, que sempre procurou transformar a realidade através da arte». «Pela sua...