Maria do Céu Guerra premiada Melhor Actriz da Europa
O Festival Internacional de Teatro - Actor of Europe atribuiu a Maria do Céu Guerra o título de melhor da Europa. O prémio foi entregue no sábado, 6, na abertura daquele festival no Lago de Prespa, nos Balcãs, na fronteira entre Macedónia, Albânia e Grécia.
O prémio de honra «Actress of Europe» é atribuído desde 2003 por um comité para reconhecer o percurso artístico de uma personalidade do teatro e o contributo criativo para a memória colectiva da civilização europeia, segundo a página oficial do festival.
«Aos 75 anos, é uma das mais extraordinárias actrizes do teatro português e a alma da companhia teatral independente A Barraca», salienta o comité, presidido por Jordan Plevnes.
Em nota divulgada dia 3, quando foi tornada pública a decisão de atribuir esta importante distinção a Maria do Céu Guerra, com trabalho também em cinema e televisão, a Barraca refere que este prémio «reconhece o enorme mérito de trabalho teatral e humanista de uma das figuras maiores do Teatro e da Cultura em Portugal».
A actriz, que subiu ao palco em inúmeras edições do Avanteatro, na Festa do Avante!, nasceu em Lisboa, a 26 de maio de 1943, frequentou a licenciatura de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, período em que começou a interessar-se pelo teatro, e fez parte do grupo fundador da Casa da Comédia.
Céu Guerra estreou-se nesta companhia, em 1965, na peça «Deseja-se Mulher», de Almada Negreiros, encenada por Fernando Amado. Nos cinco anos seguintes, profissionalizou-se no Teatro Experimental de Cascais, tendo na década de 1970 participado em vários elencos de teatro de revista e de comédia. De regresso à Casa da Comédia, trabalhou com Morais e Castro e Luís de Lima.
Após o 25 de Abril, fez parte do grupo fundador do Teatro Ádóque-Cooperativa de Trabalhadores de Teatro, em 1974, sendo co-fundadora no ano seguinte da companhia de teatro A Barraca.
Em Agosto de 1985, foi distinguida como Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e, nove anos depois, recebeu o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.
O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), do qual é presidente, saudou em comunicado o galardão atribuído a Maria do Céu Guerra.