Morreu João Gilberto, ícone da Bossa Nova

João Gilberto, considerado um dos pais da Bossa Nova, morreu dia 6, no Rio de Janeiro, aos 88 anos.

O cantor e compositor brasileiro foi o precursor daquele género musical e o grande responsável pela sua divulgação no mundo, abrindo portas à internacionalização da música brasileira.

Oriundo do samba e com influências do jazz, o estilo Bossa Nova surgiu no fim da década de 1950 pelas mãos de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e de jovens cantores e compositores do Rio de Janeiro.

«Chega de saudade» foi o álbum que marcou o início da Bossa Nova, com João Gilberto a dar voz à versão mais conhecida da música.

Em 1961, o cantor e compositor concluiu a trilogia de álbuns «Chega de saudade» (1959), «O amor, o sorriso e a flor» (1960) e «João Gilberto»(1961).

Os últimos discos de João Gilberto, que estava afastado dos palcos há mais de dez anos, foram «João, Voz e Violão» (2000), pelo qual foi distinguido com outro 'Grammy' na categoria 'Best World Music Álbum', e o CD «João Gilberto in Tokyo» (2004).

O Comité do Património da UNESCO considerou que a morte do cantor brasileiro João Gilberto «é uma perda para o património cultural».



Mais artigos de: Aconteceu

Portugal com 17 bens inscritos no Património Mundial

O conjunto composto pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra e o Santuário do Bom Jesus (Braga) foram elevados à categoria de Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A decisão foi tomada na 43.ª Sessão do Comité do Património daquela...

Maria do Céu Guerra premiada Melhor Actriz da Europa

O Festival Internacional de Teatro - Actor of Europe atribuiu a Maria do Céu Guerra o título de melhor da Europa. O prémio foi entregue no sábado, 6, na abertura daquele festival no Lago de Prespa, nos Balcãs, na fronteira entre Macedónia, Albânia e Grécia. O prémio de honra «Actress of Europe» é atribuído desde 2003...

Medalha de Mérito Cultural para Paula Rego

O Ministério da Cultura anunciou dia 5 que a pintora Paula Rego será distinguida com a Medalha de Mérito Cultural a 16 de Julho, no atelier da artista, em Londres. A atribuição é justificada pelo facto de Paula Rego ser «uma artista extraordinária, que sempre procurou transformar a realidade através da arte». «Pela sua...