Morreu João Gilberto, ícone da Bossa Nova
João Gilberto, considerado um dos pais da Bossa Nova, morreu dia 6, no Rio de Janeiro, aos 88 anos.
O cantor e compositor brasileiro foi o precursor daquele género musical e o grande responsável pela sua divulgação no mundo, abrindo portas à internacionalização da música brasileira.
Oriundo do samba e com influências do jazz, o estilo Bossa Nova surgiu no fim da década de 1950 pelas mãos de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e de jovens cantores e compositores do Rio de Janeiro.
«Chega de saudade» foi o álbum que marcou o início da Bossa Nova, com João Gilberto a dar voz à versão mais conhecida da música.
Em 1961, o cantor e compositor concluiu a trilogia de álbuns «Chega de saudade» (1959), «O amor, o sorriso e a flor» (1960) e «João Gilberto»(1961).
Os últimos discos de João Gilberto, que estava afastado dos palcos há mais de dez anos, foram «João, Voz e Violão» (2000), pelo qual foi distinguido com outro 'Grammy' na categoria 'Best World Music Álbum', e o CD «João Gilberto in Tokyo» (2004).
O Comité do Património da UNESCO considerou que a morte do cantor brasileiro João Gilberto «é uma perda para o património cultural».