UE ameaçada pelos EUA com mais tarifas aduaneiras
Os Estados Unidos acrescentaram mais produtos à lista de mercadorias da União Europeia que se encontram sob ameaça de tarifas aduaneiras, no meio de uma longa disputa sobre subsídios estatais a fabricantes de aviões.
Washington informou na segunda-feira, 1, que aumentou taxas alfandegárias num valor aproximado de quatro mil milhões de dólares anuais a uma lista, publicada em Abril, de produtos da UE sujeitos às tarifas.
Isso elevaria a 25 milhões de dólares o valor das mercadorias da UE que poderiam ser atingidas pelas taxas impostas pelos EUA, cujo presidente tem utilizado frequentemente a política alfandegária como arma de pressão, mesmo contra aliados tradicionais.
Os produtos acrescentados à lista são, entre outros, frutas, carnes, queijos, azeitonas, massas, alguns tipos de whisky, tubos de ferro, fertilizantes minerais ou químicos e barras e varas de cobre.
Na raiz do diferendo está um conflito de quase 15 anos, que se encontra a ser arbitrado pela Organização Mundial de Comércio. EUA e UE ameaçam a imposição de tarifas aduaneiras recíprocas devido aos subsídios do Estado que recebem o fabricante de aviões norte-americano Boeing e o seu rival europeu Airbus.