Faleceu Agustina Bessa-Luís
Morreu na segunda-feira, 3, no Porto, Agustina Bessa-Luís. Nascida em 1922, em Vila Meã, Amarante, encontrava-se afastada da vida pública há cerca de 20 anos.
Ao longo de uma intensa carreira, Agustina Bessa-Luís escreveu dezenas de obras de vários géneros literários, isto além de colaborações regulares com jornais e revistas (foi mesmo directora de O Primeiro de Janeiro). Foi ainda directora do Teatro Nacional D. Maria II, membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e das academias de letras Europeia, Brasileira e de Lisboa.
Recebeu diversos prémios literários, os primeiros dos quais pelo romance «A Sibila», publicado em 1954. Foi agraciada como Grande Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada, de Portugal, em 1981, elevada a Grã-Cruz em 2006, e com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, de França, em 1989.
O Governo decretou a terça-feira, 4, quando se realizou o funeral, dia de luta nacional pela escritora portuguesa.