Faleceu o físico Gaspar Barreira
Fundador e um dos maiores impulsionadores do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, morreu no dia 31 de Maio o físico português Gaspar Barreira.
À Lusa, o também investigador e presidente do LIP Mário Pimenta destacou que Gaspar Barreira «trabalhou como poucos na construção de um Portugal onde Conhecimento, Liberdade e Racionalidade foram decisivos, antes e depois da Revolução de 25 de abril de 1974». «O seu último grande projecto e entusiasmo, a instalação em Portugal de um centro de tratamento e pesquisa para terapia do cancro com ‘prótons’, ainda não foi realizado», acrescentou ainda Mário Pimenta à agência de notícias nacional.
Gaspar Barreira nasceu em Braga em 1940, cursou Física e Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e foi representante oficial de Portugal em diversas organizações científicas internacionais e coordenador de diversos programas de cooperação científica e tecnológica.
Em 2006 recebeu a Ordem do Infante D. Henriques pelo seu contributo para a internacionalização da Investigação Científica Portuguesa.