A melhor das festas é também uma imensa mostra gastronómica
Na Festa é possível provar pratos tradicionais do País e do mundo
Nas mais variadas ocasiões – e a Festa do Avante! não constitui uma excepção – é à volta de um prato que são passados momentos inesquecíveis. Quem habitualmente visita a Quinta da Atalaia no primeiro fim-de-semana de Setembro sabe perfeitamente que os pavilhões dinamizados pelas organizações regionais do PCP e as mesas do Espaço Internacional são locais privilegiados de convívio, de alegria, de camaradagem.
A comida até pode não ser, para muitos, o ingrediente principal, mas é sem dúvida um acompanhamento essencial. Outros há, porém, que não dispensam uma boa refeição, fazendo dela um momento especial do seu dia, particularmente em ocasiões especiais.
Na Festa do Avante!, as dezenas de restaurantes e bares espalhados pelo recinto colocam à disposição dos visitantes pratos tradicionais de todo o País, aperitivos, queijos, enchidos e os melhores vinhos portugueses. No Espaço Internacional, os representantes de partidos comunistas e demais forças progressistas trazem também o melhor da sua gastronomia, genuína e particularmente prazerosa expressão da cultura popular.
Aliás, é justo reconhecer que não haverá muitas ocasiões em que alguém tem perante si, num mesmo espaço e a preços convidativos, a possibilidade de experimentar refeições tão diferentes quanto a Posta Mirandesa ou a Espetada da Madeira, a Chanfana Tradicional ou o Ensopado de Borrego, os Maranhos ou a Morcela com ananás, a Picanha brasileira ou o Caril de Amendoim moçambicano, o Gaspacho catalão ou o Spaghetti Amatriciana italiano. A Festa do Avante! é uma destas ocasiões, ímpar em Portugal e rara por esse mundo fora.
Todas estas especialidades, como outras, são confeccionadas com esmero e dedicação, no local, por cozinheiros experimentados, que juntam ao brio do artesão o apego a um ideal libertador e, claro, à Festa que o exalta. O resultado é, sempre, uma excelente refeição num ambiente único de fraternidade, solidariedade e camaradagem.
A Festa tem um programa intenso e diversificado. A gastronomia é, sem dúvida, um dos motivos de interesse a merecer uma atenção particular. O Roteiro Gastronómico é um instrumento essencial para uma planificação cuidada do que comer e beber na melhor de todas as festas.