As propinas e o direito ao ensino

Obteve a aprovação da Assembleia da República o texto final apresentado pela Comissão de Educação e Ciência, a partir de um projecto de lei do PCP, que estabelece como única consequência pelo incumprimento do pagamento das propinas o não reconhecimento dos actos académicos. A favor do texto estiveram todas as bancadas, excepto PSD e CDS que votaram contra.

A consequência do não pagamento cessa de forma automática logo que seja cumprida a obrigação, o que vem possibilitar que não haja perda do percurso académico dos estudantes por motivos de insuficiência económica e impossibilidade de pagamento das propinas.

No debate em comissão o PCP insistiu na ideia de que só a eliminação das propinas pode garantir o direito dos estudantes aos mais elevados graus de ensino e reiterou o seu empenho em batalhar pela redução geral dos custos de frequência. A medida agora aprovada é ainda, na perspectiva da bancada comunista, um passo importante no combate ao abandono escolar e à exclusão de estudantes por falta de recursos.



Mais artigos de: Assembleia da República

Gratuitidade dos manuais escolares em diploma do PCP

EDUCAÇÃO O PCP quer ver garantida a gratuitidade dos manuais na escolaridade obrigatória no ensino público. Um projecto de lei com esse objectivo tem discussão em plenário agendada já para 12 de Junho.

Urge intervir na Escola André de Gouveia, em Évora

O Parlamento aprovou recentemente um projecto de resolução do PCP recomendando ao Governo a execução urgente de obras na Escola André de Gouveia, em Évora. Iniciativas similares de PSD e CDS obtiveram igual aprovação, todas com a abstenção de PS e os votos favoráveis das demais forças políticas. Com cerca de 40 anos,...