Defender os estaleiros e os direitos dos trabalhadores
O PCP exige acções concretas do Governo no sentido da viabilização dos Estaleiros Navais da Figueira da Foz. É este, em linhas gerais, o teor da questão recentemente endereçada ao Governo pelo Grupo Parlamentar do PCP, na sequência da reunião realizada entre uma delegação do Partido e um grupo de trabalhadores da Atlantic Shipbuilding, que labora naqueles estaleiros.
Nessa reunião, os trabalhadores (que se encontram com os contratos suspensos) deram a conhecer as suas preocupações relativamente ao futuro da empresa de construção e reparação naval. Actualmente, a construção de um navio encomendado pelo Estado de Timor-Leste está interrompida, muito embora se encontre em fase adiantada. Segundo foi possível apurar, a paragem deve-se ao facto de a administração não ter activado as necessárias garantias bancárias e a uma disputa interna pela gestão da empresa. Os trabalhadores e o PCP temem que o não cumprimento desta encomenda coloque em causa futuras empreitadas e a própria credibilidade do País.
O eventual encerramento dos estaleiros, para além do que representaria para os próprios trabalhadores, o encerramento dos estaleiros constituiria, também, uma «perda irreparável do ponto de vista económico e do ponto de vista da perda de mão-de-obra especializada, sustenta o Partido. Para o PCP, qualquer solução encontrada deve garantir a viabilidade dos estaleiros e o «cumprimento integral dos direitos dos trabalhadores».