Um milhão de espécies ameaçadas
A Organização das Nações Unidas para a Biodiversidade (IPBES) alertou, segunda-feira, 6, que um milhão de espécies se encontram sob ameaça de extinção. O relatório, da autoria de um grupo de especialistas credenciados pela IPBES, alerta que três quartos do meio ambiente terrestre tenha sido severamente comprometido pela fileira de consequências e causas da sobre-produção e sobre-consumo.
Em resultado disso, calcula-se que esteja comprometida a sobrevivência de cerca de um milhão de espécies animais e vegetais, entre as perto de oito milhões que se estima existirem no planeta Terra.
Pelo menos 680 espécies com coluna vertebral já foram extintas desde 1960 e o relatório refere que desapareceram 559 raças domesticadas de mamíferos usados para alimentação. Mais de 40 por cento das espécies de anfíbios do mundo, mais de um terço dos mamíferos marinhos e cerca de um terço dos tubarões e peixes estão ameaçados de extinção, afirma ainda o documento, segundo a agência Lusa.
Os relatores consideram que se se agir rápida e assertivamente através de «uma mudança transformadora», não é tarde demais.