CDU denuncia ilegalidades na Madeira

Sábado, no Funchal, a CDU denunciou as «ilegalidades e irregularidades» do Hospital Privado, na zona do Amparo, que vai iniciar a sua actividade nos próximos dias na Região Autónoma da Madeira.

Segundo Edgar Silva, até àquele momento, não existia qualquer licenciamento daquela unidade privada para a actividade hospitalar. As obras foram, no entanto, autorizadas pela Câmara Municipal (CM) do Funchal. «Quem licenciará o hospital privado? O Governo da República (PS) ou da Região (PSD)?», interrogou o Coordenador Regional do PCP, exigindo «urgentes classificações» sobre o processo.

Contacto com a população
No dia seguinte, 10, a Coligação PCP-PEV realizou uma acção de contacto com a população de Porto Moniz para defender uma política alternativa que garanta um novo rumo que coloque a autonomia e o Poder Local ao serviço dos trabalhadores e do povo.

Ricardo Lume, deputado na Assembleia Legislativa, salientou que, «hoje como no passado, a população do Porto Moniz é confrontada com o encerramento de serviços públicos, com o envelhecimento da população e pela saída de jovens do concelho que vão à procura de oportunidades de vida e de trabalho».

«De pouco serviu substituir PSD por PS na gestão da CM de Porto Moniz. Mudou o estilo, mudaram os grupos de interesse, mas não se alterou o essencial do que tinha de ser mudado», afirmou.

Naquele concelho, destacou Ricardo Lume, a população «não tem acesso às urgências do centro de saúde 24 horas por dia», a «rede de transportes públicos é deficitária» e o «posto dos CTT funciona à tarde». «Porto Moniz é o único concelho do País que não tem um balcão da Caixa Geral de Depósitos em funcionamento», denunciou, acrescentando: «Em apenas seis anos assistimos a uma redução de 12 por cento da população».

Respostas aeroportuárias
Entretanto, na segunda-feira, 11, o PCP apresentou, em conferência de imprensa, «Novas respostas aeroportuárias. Outra operacionalidade», um projecto de lei para ser debatido na Assembleia Legislativa da Região. A construção de um aeródromo na ilha é uma das propostas dos comunistas.

 



Mais artigos de: Nacional

Ana Margarida de Carvalho é a mandatária da CDU

A escritora e jornalista Ana Margarida de Carvalho vai ser a mandatária nacional da candidatura da CDU nas eleições para o Parlamento Europeu, divulgou ontem a Coligação, cuja apresentação da lista completa está agendada para amanhã, 15, no Hotel Corintia, às 18h00. Natural de Lisboa, onde...

Sentença de morte para o sector do táxi

TRANSPORTES A Federação Portuguesa do Taxi (FPT) rejeita o projecto de lei apresentado pelo PSD sobre «O regime jurídico da actividade de transporte público de aluguer em veículos ligeiros de passageiros».

Cantinas Amarelas sem prato social

No dia 28 de Fevereiro reabriram as Cantinas Amarelas da Universidade de Coimbra (UC), encerradas após uma longa temporada por falta de condições. A novidade é que o equipamento não providencia «prato social», apesar de uma petição com mais de 800 assinaturas o exigir. Tal situação «só demonstra a falta de vontade e/ou...

«Os Verdes» apresentam candidatos

Na quinta-feira, 7, «Os Verdes» apresentaram, no Porto, os seus candidatos na lista da CDU ao Parlamento Europeu (PE). Para além de Mariana Silva (36 anos, professora, do Conselho Nacional [CN] e da Comissão Executiva de «Os Verdes», eleita na Assembleia Municipal [AM] de Guimarães), integra a...

Homenagem a Rui Namorado Rosa

A Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Rua Vítor Córdon, n.º 1 – Metro Baixa-Chiado), em Lisboa, acolhe, no sábado, às 14h30, uma sessão, promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), para homenagear Rui Namorado Rosa. Nos 70 anos da criação do movimento mundial pela...