Combate em Setúbal com resultados reforça campanha contra precariedade

LUTA Ao anunciar que passaram a efectivos mais de 700 trabalhadores, em 18 empresas do distrito, a União dos Sindicatos de Setúbal apelou à continuação da luta e da campanha contra vínculos precários.

A unidade e a luta são a melhor das garantias

«Fruto da reivindicação e da luta desenvolvida nas empresas e nos locais de trabalho, pelas estruturas representativas dos trabalhadores (sindicatos, comissões sindicais e comissões de trabalhadores) mais de 700 trabalhadores do distrito viram o seu vínculo laboral passar a efectivo», revelou a União.
Na lista de 18 empresas, divulgada dia 25 pela estrutura distrital da CGTP-IN, sobressaem a Volkswagen Autoeuropa (passaram a efectivos 250 trabalhadores), o consórcio de manutenção da refinaria de Sines (Martifer-CMN, 150 trabalhadores), a antiga Autovision (VW Group Service, 139 trabalhadores), o porto de Setúbal (56 trabalhadores), a Faurecia (30), a Carl Zeiss (20), a Autoneum (16) e a Gestamp 2012 (10 trabalhadores).
Noutras dez empresas (ATF-Navigator), Benteler, Continental Lemmerz, Galpgest, Siderurgia Nacional Seixal, Tenneco, Inapal Plásticos, SMP, Vanpro e Lusosider, no total, 39 trabalhadores passaram a ter vínculos efectivos.
Para a União, «é necessário dar continuidade à luta e à campanha contra a precariedade e os vínculos precários, pois o normal é os trabalhadores estarem contratados de forma efectiva e não com contratos a prazo, temporários ou a termo incerto».
Desta forma, «vamos fazer com que seja cumprida a regra constitucional de que a um posto de trabalho permanente corresponda um vínculo efectivo, e dizer “não” aos patrões que da excepção querem fazer a regra».

Outras vitórias

Na fábrica de conservas ESIP, em Peniche, 30 trabalhadores vão passar ao quadro de efectivos no dia 1 de Fevereiro, informou anteontem o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos. O Sintab recorda a luta que tem sido travada há vários anos para que a empresa reconheça que a trabalho permanente tem de corresponder um vínculo efectivo e considera que se trata de «uma importante vitória», «ainda assim insuficiente» e que justifica o apelo à continuação da luta.

No mesmo comunicado, o sindicato da Fesaht/CGTP-IN relata que o tribunal determinou, no final do ano, a reintegração na Mapicentro de duas trabalhadoras, cujo despedimento fora contestado. A empresa do matadouro regional de Leiria foi ainda condenada a pagar as retribuições até à data da reintegração, refere o sindicato, enaltecendo a coragem e firmeza das trabalhadoras.

Um prémio único de 200 euros vai ser atribuído aos trabalhadores da Medway (antiga CP Carga) abrangidos pelo novo Acordo de Empresa. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, que anunciou no dia 24 ter chegado a acordo com a administração sobre esta compensação pelo atraso na publicação do AE, adiantou que o pagamento será feito separadamente da retribuição mensal.

O SITE Norte e os trabalhadores do Grupo Efacec não precisaram de recorrer à greve, convocada para anteontem, dia 29. O sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN revelou dia 28 que, numa reunião com a administração, foram ultrapassados os obstáculos que tinham sido colocados à realização de um plenário geral, dia 22, no complexo fabril da Arroteia (Matosinhos), para discutir o Caderno Reivindicativo.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Greves na indústria

Na ATF (About The Future, fábrica da Navigator Company, em Setúbal), começou às zero horas de ontem, dia 30, uma greve que se deverá manter até às 24 horas de sábado, 2 de Fevereiro. A luta, com forte adesão e que provocou a paragem da produção, foi convocada pelo SITE Sul, por aumentos salariais, pela aproximação dos...

Por refeições dignas no refeitório

Em Mem Martins (Sintra), os trabalhadores da Cerealto Foods fizeram greve e concentraram-se no exterior da empresa de produtos alimentares, no dia 24, durante a tarde, em luta por uma refeição digna no refeitório. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de...

«Aparente aumento» também justifica greve a 15 de Fevereiro

Para a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, «motivos não faltam aos trabalhadores para se mobilizarem e aderirem à greve nacional do próximo dia 15 de Fevereiro» – e entre esses motivos está a falta de resposta às reivindicações, que o Governo ignorou com a recente decisão...

Sargentos celebram o 31 de Janeiro

Com iniciativas por todo o País, estão a decorrer as comemorações do Dia Nacional do Sargento, que evoca a revolta de 1891, no Porto. Promovidas pela Associação Nacional de Sargentos, as iniciativas começaram na RA da Madeira, no dias 25 e 26; hoje, 31, decorrem eventos no Porto e em Abrantes, Estremoz, Coimbra, Viseu e...