Combate em Setúbal com resultados reforça campanha contra precariedade

LUTA Ao anun­ciar que pas­saram a efec­tivos mais de 700 tra­ba­lha­dores, em 18 em­presas do dis­trito, a União dos Sin­di­catos de Se­túbal apelou à con­ti­nu­ação da luta e da cam­panha contra vín­culos pre­cá­rios.

A uni­dade e a luta são a me­lhor das ga­ran­tias

«Fruto da rei­vin­di­cação e da luta de­sen­vol­vida nas em­presas e nos lo­cais de tra­balho, pelas es­tru­turas re­pre­sen­ta­tivas dos tra­ba­lha­dores (sin­di­catos, co­mis­sões sin­di­cais e co­mis­sões de tra­ba­lha­dores) mais de 700 tra­ba­lha­dores do dis­trito viram o seu vín­culo la­boral passar a efec­tivo», re­velou a União.
Na lista de 18 em­presas, di­vul­gada dia 25 pela es­tru­tura dis­trital da CGTP-IN, so­bres­saem a Volkswagen Au­to­eu­ropa (pas­saram a efec­tivos 250 tra­ba­lha­dores), o con­sórcio de ma­nu­tenção da re­fi­naria de Sines (Mar­tifer-CMN, 150 tra­ba­lha­dores), a an­tiga Au­to­vi­sion (VW Group Ser­vice, 139 tra­ba­lha­dores), o porto de Se­túbal (56 tra­ba­lha­dores), a Fau­recia (30), a Carl Zeiss (20), a Au­to­neum (16) e a Ges­tamp 2012 (10 tra­ba­lha­dores).
Nou­tras dez em­presas (ATF-Na­vi­gator), Ben­teler, Con­ti­nental Lem­merz, Galp­gest, Si­de­rurgia Na­ci­onal Seixal, Ten­neco, Inapal Plás­ticos, SMP, Vanpro e Lu­so­sider, no total, 39 tra­ba­lha­dores pas­saram a ter vín­culos efec­tivos.
Para a União, «é ne­ces­sário dar con­ti­nui­dade à luta e à cam­panha contra a pre­ca­ri­e­dade e os vín­culos pre­cá­rios, pois o normal é os tra­ba­lha­dores es­tarem con­tra­tados de forma efec­tiva e não com con­tratos a prazo, tem­po­rá­rios ou a termo in­certo».
Desta forma, «vamos fazer com que seja cum­prida a regra cons­ti­tu­ci­onal de que a um posto de tra­balho per­ma­nente cor­res­ponda um vín­culo efec­tivo, e dizer “não” aos pa­trões que da ex­cepção querem fazer a regra».

Ou­tras vi­tó­rias

Na fá­brica de con­servas ESIP, em Pe­niche, 30 tra­ba­lha­dores vão passar ao quadro de efec­tivos no dia 1 de Fe­ve­reiro, in­formou an­te­ontem o Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores da Agri­cul­tura e das In­dús­trias de Ali­men­tação, Be­bidas e Ta­bacos. O Sintab re­corda a luta que tem sido tra­vada há vá­rios anos para que a em­presa re­co­nheça que a tra­balho per­ma­nente tem de cor­res­ponder um vín­culo efec­tivo e con­si­dera que se trata de «uma im­por­tante vi­tória», «ainda assim in­su­fi­ci­ente» e que jus­ti­fica o apelo à con­ti­nu­ação da luta.

No mesmo co­mu­ni­cado, o sin­di­cato da Fe­saht/​CGTP-IN re­lata que o tri­bunal de­ter­minou, no final do ano, a rein­te­gração na Ma­pi­centro de duas tra­ba­lha­doras, cujo des­pe­di­mento fora con­tes­tado. A em­presa do ma­ta­douro re­gi­onal de Leiria foi ainda con­de­nada a pagar as re­tri­bui­ções até à data da rein­te­gração, re­fere o sin­di­cato, enal­te­cendo a co­ragem e fir­meza das tra­ba­lha­doras.

Um prémio único de 200 euros vai ser atri­buído aos tra­ba­lha­dores da Medway (an­tiga CP Carga) abran­gidos pelo novo Acordo de Em­presa. O Sin­di­cato Na­ci­onal dos Tra­ba­lha­dores do Sector Fer­ro­viário, que anun­ciou no dia 24 ter che­gado a acordo com a ad­mi­nis­tração sobre esta com­pen­sação pelo atraso na pu­bli­cação do AE, adi­antou que o pa­ga­mento será feito se­pa­ra­da­mente da re­tri­buição mensal.

O SITE Norte e os tra­ba­lha­dores do Grupo Efacec não pre­ci­saram de re­correr à greve, con­vo­cada para an­te­ontem, dia 29. O sin­di­cato da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN re­velou dia 28 que, numa reu­nião com a ad­mi­nis­tração, foram ul­tra­pas­sados os obs­tá­culos que ti­nham sido co­lo­cados à re­a­li­zação de um ple­nário geral, dia 22, no com­plexo fa­bril da Ar­ro­teia (Ma­to­si­nhos), para dis­cutir o Ca­derno Rei­vin­di­ca­tivo.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Luta dos docentes vai crescer enquanto o ME não cumprir

GO­VERNO Pelo início ime­diato das ne­go­ci­a­ções sobre a re­cu­pe­ração do tempo de ser­viço con­ge­lado e sobre ou­tros pro­blemas ur­gentes sem res­posta, os pro­fes­sores pre­param novas formas de luta.

Greves na indústria

Na ATF (About The Future, fábrica da Navigator Company, em Setúbal), começou às zero horas de ontem, dia 30, uma greve que se deverá manter até às 24 horas de sábado, 2 de Fevereiro. A luta, com forte adesão e que provocou a paragem da produção, foi convocada pelo SITE Sul, por aumentos salariais, pela aproximação dos...

Por refeições dignas no refeitório

Em Mem Martins (Sintra), os trabalhadores da Cerealto Foods fizeram greve e concentraram-se no exterior da empresa de produtos alimentares, no dia 24, durante a tarde, em luta por uma refeição digna no refeitório. Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de...

«Aparente aumento» também justifica greve a 15 de Fevereiro

Para a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, «motivos não faltam aos trabalhadores para se mobilizarem e aderirem à greve nacional do próximo dia 15 de Fevereiro» – e entre esses motivos está a falta de resposta às reivindicações, que o Governo ignorou com a recente decisão...

Sargentos celebram o 31 de Janeiro

Com iniciativas por todo o País, estão a decorrer as comemorações do Dia Nacional do Sargento, que evoca a revolta de 1891, no Porto. Promovidas pela Associação Nacional de Sargentos, as iniciativas começaram na RA da Madeira, no dias 25 e 26; hoje, 31, decorrem eventos no Porto e em Abrantes, Estremoz, Coimbra, Viseu e...