Potencialidades do Oeste desperdiçadas por opções políticas

A im­por­tância da vi­ti­vi­ni­cul­tura na Re­gião Oeste en­quanto ac­ti­vi­dade eco­nó­mica e con­tri­buto para a pro­dução na­ci­onal mo­tivou uma re­cente jor­nada de con­tactos do PCP com pro­du­tores, enó­logos e adegas co­o­pe­ra­tivas. Da de­le­gação do Par­tido fa­ziam parte, entre ou­tros, Mi­guel Vi­egas, de­pu­tado no Par­la­mento Eu­ropeu, e João Frazão, da Co­missão Po­lí­tica.

A jor­nada per­correu os con­ce­lhos de Torres Ve­dras e Alen­quer. No pri­meiro, a de­le­gação do PCP tomou con­tacto com a re­a­li­dade con­creta vi­vida por um pro­dutor e pro­moveu uma reu­nião com pe­quenos agri­cul­tores na fre­guesia do Ma­xial. Em Alen­quer vi­sitou a Adega Co­o­pe­ra­tiva da La­bru­geira e pro­moveu uma reu­nião de tra­balho em Al­deia Ga­lega da Mer­ceana, onde foi su­bli­nhada a ex­ce­lente lo­ca­li­zação ge­o­grá­fica da re­gião para a pro­dução de vinho.

Esta ini­ci­a­tiva do PCP co­locou em evi­dência as pos­si­bi­li­dades de um sector pro­du­tivo, por todos des­ta­cado, mas cada vez mais con­fron­tado com as con­sequên­cias ne­ga­tivas da po­lí­tica de di­reita e das op­ções dos su­ces­sivos go­vernos. As di­fi­cul­dades co­lo­cadas ao as­so­ci­a­ti­vismo, cer­cado pelos in­te­resses dos grupos eco­nó­micos do sector e pelo ema­ra­nhado de exi­gên­cias le­gais; a falta de apoios pú­blicos e de meios dos ser­viços do Mi­nis­tério da Agri­cul­tura; os ele­vados custos dos fac­tores de pro­dução e a au­sência de preços justos à pro­dução; a li­be­ra­li­zação do plantio da vinha no quadro da Po­lí­tica Agrí­cola Comum e as novas ame­aças em torno da sua re­forma; ou as di­fi­cul­dades em re­a­lizar se­guros foram ques­tões sus­ci­tadas du­rante a jor­nada.



Mais artigos de: PCP

Este sábado todos os caminhos vão dar ao Encontro Nacional

ELEIÇÕES De­bater e afirmar as grandes li­nhas de in­ter­venção do PCP nas ba­ta­lhas e po­lí­ticas elei­to­rais deste ano, é um dos motes do En­contro Na­ci­onal que tem lugar no pró­ximo sá­bado, em Ma­to­si­nhos.

PCP e PEV querem mais com mais CDU

Comunistas e ecologistas fazem um balanço positivo da sua intervenção nesta legislatura e salientam que sem as forças políticas que compõem a CDU, muitos dos direitos e rendimentos repostos não o teriam sido. Isso mesmo disseram Jerónimo de Sousa e Heloísa Apolónia no final de um encontro de...