RPDC apela à reconciliação, unidade, paz e prosperidade

REUNIFICAÇÃO Em Pyongyang, as autoridades preconizaram o avanço das relações inter-coreanas, no caminho da reunificação da Coreia, e alertaram contra os que querem semear a discórdia na península.

Em defesa da península coreana como zona de paz permanente

O governo, os partidos políticos e outras instituições da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) apelaram à reconciliação, unidade, paz e prosperidade da nação coreana. O apelo foi dado a conhecer em Pyongyang pelo vice-presidente do Presididum da Assembleia Popular Suprema (parlamento) norte-coreano, Yang Hyong Sop, durante uma reunião conjunta que apoiou a mensagem de Ano Novo do líder da RPDC, Kim Jon Un.

O parlamentar lembrou que no texto de 1 de Janeiro ficou estabelecido o caminho para conseguir este ano «um mais rápido avanço no desenvolvimento das relações inter-coreanas, assegurar a paz, a prosperidade e o cumprimento dos objectivos de reunificação da pátria com o apoio da unidade das forças nacionais».

No apelo, dado a conhecer no Palácio Cultural do povo, exorta-se o Norte e o Sul da Coreia a «apreciar as históricas declarações» aprovadas em 2018 pelo líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae In, e a promover a sua implementação. O texto do documento divulgado pede para limitar as relações militares hostis entre ambas as coreias de modo a converter a península coreana numa zona de paz permanente e duradoura.

Além disso, numa alusão implícita aos Estados Unidos, apela a estar alerta em relação «às tentativas das forças alheias à Coreia que pretendem semear a desconfiança e discórdia entre ambas as partes da península e subordinar as relações inter-coreanas aos seus gostos e interesses hegemónicos».




Mais artigos de: Internacional

Mãos fora da Venezuela Bolivariana!

APOIO O povo da Venezuela mantém o apoio ao presidente legítimo, Nicolás Maduro, face à tentativa golpista dirigida pelos Estados Unidos com o apoio de aliados e da oposição de direita venezuelana.

Exercício militar com apoio dos EUA decorre no Norte de Moçambique

Está a decorrer no Norte de Moçambique um exercício militar com forças armadas moçambicanas e de outros 15 países, apoiado pelos Estados Unidos. O exercício, designado Cutlass Express, começou na terça-feira, 29, e decorre até ao próximo dia 7 de Fevereiro. Estas manobras realizam-se todos os anos na costa africana do...

Novo presidente congolês defende unidade nacional

COLIGAÇÃO Félix Tshisekedi foi investido como presidente da República Democrática do Congo. O seu antecessor, Joseph Kabila, apelou à formação de «uma grande coligação das forças progressistas».

Xi Jinping apela à transformação dos meios de informação na China

O presidente Xi Jinping apelou à revolução dos meios de informação na China, dotando-os de tecnologias capazes de expandir a sua presença em todos os canais comunicacionais para que difundam mensagens oportunas, claras e objectivas. Segundo informações divulgadas em Pequim, no domingo, 26, citadas pela Prensa Latina, o...

Os assaltantes de gasolineiras do mundo

John Bolton, conselheiro da Segurança Nacional dos EUA, fez saber na segunda-feira que a Casa Branca agravará a asfixia económica da Venezuela, desta vez através da imposição de sanções contra a sua empresa petrolífera estatal, a PDVSA. Entre «congelamento» de activos e perdas em exportações,...