América Latina e Caraíbas reforçam construção da unidade

UNIDADE Reuniu-se a XVI Cimeira da ALBA-TCP, uma organização progressista latino-americana, impulsionada há 14 anos pelos líderes revolucionários Fidel Castro, de Cuba, e Hugo Chávez, da Venezuela.

Fortalecer a integração e a unidade na diversidade da região

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou o contributo para a união dos povos latino-americanos da cimeira da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP).

«Nada reconforta e alegra mais do que o abraço dos irmãos. Cuba abriu os braços aos líderes da América Latina e do Caribe reunidos em Havana. Não há países pequenos se os seus povos compreendem e assumem o desafio de unir-se para converterem-se em gigantes», escreveu o dirigente cubano na sua conta do Twitter.

Havana recebeu, no dia 14, a XVI Cimeira da ALBA-TCP, durante a qual os representantes dos estados-membros concordaram em incrementar os esforços para fortalecer a integração e a unidade na diversidade da região, face às ameaças à paz e estabilidade por forças da direita comandadas pelos Estados Unidos, informa a Prensa Latina.

Na declaração final ficou o compromisso de pugnar por uma nova ordem internacional mais democrática, inclusiva, justa e equitativa, em que seja efectiva a igualdade soberana entre os estados e o respeito pela livre determinação dos povos. Só a unidade dotará as nações latino-americanas e caribenhas de uma maior capacidade para fazer frente à ingerência e dominação política e económica dos poderes globais, afirma o texto.

Na cimeira, Díaz-Canel exortou a que se cerrem fileiras em defesa dos governos progressistas da Nicarágua e Venezuela. A subversão política, as agressões económicas e os seus efeitos sociais, e as constantes ameaças do uso da força, põem em perigo a paz e a segurança na região, realçou.




Mais artigos de: Internacional

Venezuela denuncia golpe orquestrado pelos EUA

GOLPISMO O presidente Nicolás Maduro denunciou um plano de agressão militar contra a Venezuela bolivariana, comandado pelos Estados Unidos, com apoio da Colômbia e do Brasil de Jair Bolsonaro.

PCP na Conferência Internacional em Defesa da Democracia

A convite do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil, o PCP participou na Conferência Internacional em Defesa pela Democracia, organizada pelo PT e a Fundação Perdeu Abramo, nos dias 10 e 11 de Dezembro, em São Paulo, Brasil. A iniciativa contou com a intervenção de dirigentes do PT, como a...

ONU apela ao respeito do acordo de paz no Iémen

O enviado da Organização das Nações Unidas para o Iémen, Martin Griffiths, apelou às forças pró-governamentais e aos rebeldes huthis que respeitem o acordo de paz, alcançado na semana passada em Estocolmo. Espero «que ambas as partes respeitem a suas obrigações conforme [o estabelecido] no texto» e que «se comprometam a...

Sub-classe americana permanente

Dizer, dos EUA, que há hipermercados mais caros e outros mais baratos é um eufemismo. O que existe é um apartheid, em que a grande distribuição está rigidamente segregada por classe social. É tão improvável encontrar um capitalista a encher o carrinho no Walmart, conhecido pela comida processada, barata e de baixa...