Revolução tecnológica debatida em Évora

REFLEXÃO Inserido nas comemorações do segundo centenário do nascimento de Karl Marx, que se assinala este ano, o PCP promoveu um colóquio em Évora sob o lema «Trabalho e Revolução Tecnológica».

A evolução tecnológica não altera a natureza do capitalismo

Organizada pelo Sector Intelectual de Évora do Partido, a iniciativa realizada nas instalações da Universidade despertou o interesse de largas dezenas de pessoas, que não só marcaram presença como colocaram questões, reflexões e opiniões que muito a enriqueceram. As intervenções iniciais estiveram a cargo do engenheiro Francisco Silva (Trabalho e Revolução das Tecnologias), o sindicalista Tiago Aldeias, dirigente da União dos Sindicatos do Distrito de Évora (A indústria 4.0, a economia circular e a valorização dos trabalhadores), o professor da Universidade de Évora, Manuel Branco (Trabalho: alienação ou direito), e o professor jubilado António Avelãs Nunes (Marx e a compreensão do nosso tempo).

Diferentes nas temáticas e pontos de vista, as intervenções e as contribuições da assistência confluíram na ideia de que o avanço tecnológico tem um imenso potencial para melhorar a vida dos trabalhadores e dos povos, mas para tal tem que ser acompanhados pelo progresso social, o que só pode ser assegurado pelo desenvolvimento da luta de classes. Caso contrário, esses avanços servirão apenas para promover uma ainda maior concentração da riqueza e o aumento dos índices de exploração. Tal como no tempo de Marx, a superação do capitalismo apresenta-se hoje como necessidade histórica.

A natureza do capitalismo, que não se altera com o avanço tecnológico, fica cada vez mais evidente com a extraordinária concentração e centralização do capital que marca a actualidade.

Ficou ainda clara a actualidade e premência da obra de Marx para a compreensão da evolução da sociedade até aos nossos dias e sobre as questões que se colocam para a sua transformação.



Mais artigos de: PCP

Cabe aos jovens conquistar o seu futuro

DIREITOS Jerónimo de Sousa respondeu às perguntas do presidente do Conselho Nacional de Juventude num colóquio realizado, dia 12, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa. A juventude foi o tema central, mas a conversa estendeu-se a muitos outros assuntos.

Jerónimo de Sousa no distrito do Porto

REFORÇO Anteontem, 16, o Secretário-geral do PCP esteve na freguesia de Banho e Carvalhosa, Marco de Canaveses, que a CDU conquistou pela primeira vez nas últimas eleições autárquicas.

PCP solidário com populações atingidas pela tempestade Leslie

O PCP expressou a sua solidariedade às populações afectadas pela tempestade do passado dia 13 através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa, no qual releva a dimensão dos prejuízos causados, «particularmente em explorações agrícolas, em edifícios e infraestruturas, mas também aos impactos sociais que eles...

Mais do que ministros importam as opções

«Com ou sem remodelação, o que verdadeiramente importa é que a política do Governo responda aos problemas que estão colocados ao País.» Foi desta forma que o PCP reagiu, no dia 14, à remodelação do Governo decidida pelo Primeiro-ministro, na sequência da demissão do ministro da Defesa, que acabou por envolver também os...

Pantominices orçamentais

Informação e desinformação convivem diariamente nos media dominantes. Quando se aproximam momentos como a entrega do Orçamento do Estado, a segunda tende a sobrepor-se à primeira, subvertendo a missão dos órgãos de comunicação social. Tem sido assim nos últimos dias e semanas, de forma geral no sentido da desvalorização...