Encontro pela Paz é já no próximo sábado em Loures

MO­VI­MENTO DA PAZ A dois dias da re­a­li­zação, no Pa­vi­lhão Paz e Ami­zade, em Loures, do En­contro pela Paz, são cada vez mais as or­ga­ni­za­ções e pes­soas que se as­so­ciam a esta im­por­tante ini­ci­a­tiva.

Con­ti­nuam a juntar-se or­ga­ni­za­ções à pre­pa­ração do En­contro pela Paz

Nas­cido do apelo do Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração, o En­contro pela Paz contou desde o início com o apoio de ou­tras or­ga­ni­za­ções e en­ti­dades, como a Câ­mara Mu­ni­cipal de Loures, o Mo­vi­mento de Mu­ni­cí­pios pela Paz, a CGTP-IN, a Con­fe­de­ração Por­tu­guesa das Co­lec­ti­vi­dades de Cul­tura, Re­creio e Des­porto, a Liga Ope­rária Ca­tó­lica, a Fen­prof, a URAP, o MDM, a Ju­ven­tude Ope­rária Ca­tó­lica, o MPPM e a Pas­toral Ope­rária. Na aber­tura dos três temas em de­bate – Paz e De­sar­ma­mento, Cul­tura e Edu­cação para a Paz, So­li­da­ri­e­dade e Co­o­pe­ração – in­ter­virão re­pre­sen­tantes de todas estas es­tru­turas, se­guindo-se am­plos es­paços de de­bate aberto.

A pre­pa­ração e re­a­li­zação do En­contro pela Paz, con­tudo, nunca foi as­su­mida como um pro­cesso fe­chado e os seus pro­mo­tores man­ti­veram o apelo para que mais or­ga­ni­za­ções e mo­vi­mentos co­la­bo­rassem no seu êxito. Foi o que fi­zeram A Voz do Ope­rário; As­so­ci­ação Con­quistas da Re­vo­lução; As­so­ci­ação de Ami­zade Por­tugal-Cuba; As­so­ci­ação de Cu­banos Re­si­dentes em Por­tugal; As­so­ci­ação Na­ci­onal de Sar­gentos; As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Ami­zade e Co­o­pe­ração Iúri Ga­garin; As­so­ci­ação Por­tu­guesa de De­fi­ci­entes; As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Ju­ristas De­mo­cratas; As­so­ci­ação Pro­jecto Ruído; câ­maras mu­ni­ci­pais de Évora, Gaia, Mon­temor-o-Novo, Porto, Seixal e Soure; Cá­ritas Por­tu­guesa; Con­fe­de­ração dos Qua­dros Téc­nicos e Ci­en­tí­ficos; Fe­de­ração Na­ci­onal dos Sin­di­catos dos Tra­ba­lha­dores em Fun­ções Pú­blicas e So­ciais; Inter-Re­for­mados; juntas das uniões de fre­guesia de La­ran­jeiro/​Feijó e Ca­pa­rica/​Tra­faria (ambas no con­celho de Al­mada); Liga dos Amigos das Minas de S. Do­mingos; Liga Por­tu­guesa dos Di­reitos Hu­manos – Ci­vitas; Mo­vi­mento Er­ra­dicar a Po­breza; Or­ga­ni­zação dos Tra­ba­lha­dores Ci­en­tí­ficos.

Para além das in­ter­ven­ções de aber­tura dos pai­néis, a cargo dos re­pre­sen­tantes das or­ga­ni­za­ções pro­mo­toras, estão con­fir­madas muitas ou­tras, de per­so­na­li­dades das mais di­versas áreas pro­fis­si­o­nais e as­so­ci­a­tivas, re­pre­sen­tantes ou não dos mo­vi­mentos e es­tru­turas as­so­ci­ados ao en­contro.

O En­contro pela Paz de­corre entre as 10h30 e as 17h00 e, para além das in­ter­ven­ções e do de­bate, terá mo­mentos mu­si­cais e cul­tu­rais e pa­vi­lhões das or­ga­ni­za­ções pro­mo­toras e de en­ti­dades lo­cais. Há au­to­carros a partir do Porto, Seixal, Al­mada e Coimbra e um vai-vem entre a es­tação do Se­nhor Rou­bado e o local do En­contro, as­se­gu­rado pelo mu­ni­cípio de Loures. Mais in­for­ma­ções em www.fa­ce­book.com/​en­con­tro­pe­la­paz2018 ou para o en­de­reço de cor­reio elec­tró­nico en­con­tro­pe­lapaz@cppc.pt.

Ra­zões para par­ti­cipar

Na mais re­cente edição do bo­letim do CPPC, No­tí­cias da Paz, os pre­si­dentes da di­recção na­ci­onal do CPPC e da Câ­mara Mu­ni­cipal de Loures, res­pec­ti­va­mente Ilda Fi­guei­redo e Ber­nar­dino So­ares, re­alçam a im­por­tância e sin­gu­la­ri­dade do En­contro.
A pri­meira ga­rante que ele é «con­sequência da cres­cente ac­ti­vi­dade em de­fesa da paz, do de­sar­ma­mento, da so­li­da­ri­e­dade e dos prin­cí­pios da Carta das Na­ções Unidas e da Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa», que se alargou nos úl­timos anos. Para Ilda Fi­guei­redo, a gra­vi­dade da si­tu­ação in­ter­na­ci­onal torna ur­gente «uma con­vo­ca­tória geral para a de­fesa da paz e re­forçar os mo­vi­mentos pela paz com uma grande aber­tura a todas as pes­soas de boa von­tade». O En­contro pela Paz, acres­centa ainda, «não é um fim em si mesmo», mas um «mo­mento im­por­tante de en­vol­vi­mento de pes­soas e or­ga­ni­za­ções em­pe­nhadas para troca de ex­pe­ri­ên­cias e re­fle­xões».
Na visão do au­tarca, a re­a­li­zação do En­contro em Loures tem acres­cida im­por­tância por aí co­e­xis­tirem «mais de 120 na­ci­o­na­li­dades», o que o mu­ni­cípio en­tende como «uma ri­queza que tem acres­cen­tado valor à acção mu­ni­cipal, prin­ci­pal­mente as­sente no con­ceito de in­ter­cul­tu­ra­li­dade, de par­tilha e co­o­pe­ração, de res­peito e in­te­racção entre todos». Do En­contro, Ber­nar­dino So­ares es­pera que re­sulte um re­forço dos laços entre os vá­rios in­ter­ve­ni­entes e par­ti­ci­pantes e uma «maior cons­ci­en­ci­a­li­zação do con­teúdo do ar­tigo 7.º da Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa».

Pro­grama do En­contro

9h30: Re­cepção aos par­ti­ci­pantes
10h30
: Sessão de Aber­tura
10h45: Paz e De­sar­ma­mento
12h45: Al­moço no local
14h00: Mo­mento cul­tural
14h15: Cul­tura e Edu­cação para a Paz
15h30: So­li­da­ri­e­dade e Co­o­pe­ração
16h45: En­cer­ra­mento e mo­mento mu­sical

 



Mais artigos de: Nacional

Município do Seixal reduz novamente o IMI

AU­TAR­QUIAS Pelo quarto ano con­se­cu­tivo, a Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal (CMS) irá di­mi­nuir o valor da taxa do IMI, que se si­tuará em 2019 nos 0,390 por cento, des­cendo dos 0,395 por cento.

Arraiolos e Belmonte contra encerramento dos Correios

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do concelho de Arraiolos promoveu, no dia 12 de Outubro, uma concentração, com mais de 150 pessoas, contra o encerramento da estação dos CTT. Na tribuna, além de José Manuel Pinto, do MUSP, estiveram eleitos locais, entre os quais Sílvia...

Alunos de Almada saem à rua por melhores condições

Cerca de 350 estudantes da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (ESFMP), em Almada, participaram, no dia 10 de Outubro, numa Reunião Geral de Alunos. Para o dia 24 de Outubro foi agendada uma acção junto à porta da ESFMP, em protesto contra a falta de investimento na Educação. O protesto...

Defender o SNS

Amanhã, 19, o auditório da Resinagem, na Marinha Grande, acolhe, às 21h30, o debate «Em defesa do Serviço Nacional de Saúde». A iniciativa está integrada nas comemorações dos 50 anos do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e do seu Congresso Nacional, que se realiza no dia 27 de Outubro, em Setúbal. O debate –...

Job for the boys and girls em Coimbra

A Coligação PCP-PEV acusa o executivo da União de Freguesias de Coimbra de usar «dinheiro do erário público» para «favorecer os seus correligionários e familiares, arranjando os chamados “job for the boys and girl”». «Além do presidente da Junta, João Francisco, da coligação “Mais Coimbra” (PSD/CDS/MPT/PPM), exercer o...

Marionetas invadem a cidade do Porto

O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), que arrancou no sábado, 13, está a decorrer em vários espaços da «Invicta» até 20 de Outubro. Este ano, a 29.ª edição do certame ficou marcada pela exclusão da Direcção-Geral das Artes da lista de apoios do FIMP, num concurso controverso...

Prosseguem as evocações de Lopes-Graça

No âmbito das comemorações do 112.º aniversário do nascimento do maestro Fernando Lopes-Graça, amanhã, 19, às 21h00, no Teatro Aberto, a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpretará «Quarteto de Cordas n.º1 LG 84» (1964) e «Canto de Amor e Morte, LG 141a» (1961). O espectáculo tem entrada livre. No dia 26 de Outubro,...